Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Profissionais da Assistência Estudantil e do Napne se reúnem para avaliar, discutir e planejar ações no IF Sertão-PE 

Assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, médicos, odontólogos, assistentes de alunos e representantes do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) estiveram reunidos nesta quinta-feira (4) para discutir os procedimentos e operacionalização dos programas, projetos e benefícios oferecidos no âmbito das políticas de Assistência Estudantil no IF Sertão-PE. Realizados concomitantemente, o III Encontro de Profissionais de Assistência Estudantil e II Seminário do Napne seguem até esta sexta-feira (5), na Reitoria do Instituto.

Logo pela manhã estiveram presentes na mesa de abertura a reitora do IF Sertão-PE Leopoldina Veras, a pró-reitora de Ensino, Maria do Socorro Tavares, o diretor de Assuntos Estudantis do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e representante do Grupo de Trabalho de Assistência Estudantil da Fórum dos Pró-reitores de Ensino, Lucas Dantas, e a diretora de Políticas de Assistência Estudantil do IF Sertão-PE, Maria Vilani Cavalcante.

A diretora de Políticas de Assistência Estudantil do IF Sertão-PE, Maria Vilani Cavalcante, fez a fala de abertura do evento

Para a pró-reitora de Ensino, o evento é uma das ações institucionais que refletem diretamente no principal público da instituição, os estudantes. “Nós temos uma riqueza maior, que são os nossos alunos. Chegam cheios de expectativas e o nosso desejo é que saiam com êxito”, afirmou Socorro Tavares. Já a reitora Leopoldina destacou a importância dos servidores que compõem a Assistência Estudantil do IF Sertão-PE. “Cada pessoa aqui presente é fundamental para discutirmos e repensarmos nossas ações, e assim avançarmos e melhorarmos nossas políticas”, assegurou ela.

Com o tema “Panorama Nacional da Assistência Estudantil”, Lucas Dantas expôs na palestra de abertura aspectos ligados ao Plano Nacional de Assistência Estudantil e ao panorama da Rede Federal na execução de projetos vinculados a esta temática. “É muito importante ter a Assistência Estudantil como uma política institucional e não apenas como ações isoladas”, defendeu ele.

Lucas Dantas apresentou o panorama das Políticas de Assistência Estudantil da Rede Federal

À tarde, foi a vez de Maria Vilani Cavalcante traçar um panorama da Assistência Estudantil no IF Sertão-PE. Foram apresentadas as composições básicas das equipes multiprofissionais nos campi, além dos números de atendimentos, das ações planejadas e dos relatórios dos Fóruns Discentes realizados ao longo dos últimos dois anos. Fernando Cardia, analista de Tecnologia da Informação do Instituto, apresentou ainda o sistema informatizado que está sendo desenvolvido para o processo seletivo, o controle e o monitoramento dos Auxílios Estudantis no IF Sertão-PE

De acordo com Maria Vilani, a atuação dos profissionais foi fundamental para superar o desafio do contingenciamento de recursos na área. “Mesmo em condições adversas, em um cenário orçamentário sem aumento e com uma quantidade maior de alunos ingressando na instituição, tivemos dois anos bem proveitosos. Vemos os profissionais de Assistência Estudantil fazendo um trabalho excelente”, afirmou ela. 

Servidores da área de Assistência Estudantil participaram ativamente dos temas discutidos no evento

Encerrando as atividades do primeiro dia do evento, a assessora de Ações Inclusivas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Andréa Poletto Sonza, ministrou a palestra “Instituição de Ensino Inclusiva: rompendo as barreiras de acessibilidade”. Na ocasião, foram apresentadas as ações inclusivas realizadas no IFRS, tendo como eixo as dimensões de acessibilidade: comunicacional, atitudinal, programática, instrumental e metodológica. Exemplos de ações institucionais que envolvem essas distintas dimensões da acessibilidade foram trazidos por Andréa. Segundo ela, os trabalhos da Assistência Estudantil com o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas precisam convergir para assegurar a inclusão e a permanência dos estudantes. 

A palestra de Andréa Sonza encerrou as atividades do primeiro dia do evento

Nesta sexta-feira, último dia do III Encontro de Profissionais de Assistência Estudantil e II Seminário do Napne, a programação inicia às 9h com os Grupos de Trabalho (GTs) dos Profissionais de Enfermagem, Dentistas e Médicos, Psicólogos, Assistentes Sociais, Assistentes de Alunos e Núcleo de Inclusão. A partir das 13h30, as propostas dos GTs serão apresentadas na mesa de encerramento. 

Texto: Luis Osete e Maisa Boa Morte

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350