Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Workshop busca o estímulo a novas ideias e ao empreendedorismo

Apresentar experiências inovadoras e estimular o empreendedorismo. Estes são alguns dos objetivos do V Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco, que teve início na manhã desta quinta-feira, no auditório do Senai, em Petrolina, reunindo empresários, professores, pesquisadores, estudantes e profissionais interessados no tema. 

 

IF Sertão-PE recebeu dez menções honrosas pela autoria de patentes e programas de computador

A abertura do evento contou com as presenças da reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, do vice-reitor da Univasf, Télio Nobre, da gerente da Unidade Sertão do Sebrae, Edneide Libório, diretor do Senai Petrolina, Flávio Guimarães e da presidente da comissão organizadora do evento, Gislane Rocha. 

 

Reconhecimentos foram entregues pela pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Luciana Cavalcanti, pela coordenadora do NIT, Alessandra Sá e pela servidora Sarah Tarsila

“O Workshop vem consolidar uma realidade aqui no Vale do São Francisco, amplia as oportunidades num momento em que a gente visa fortalecer instituições através de um ecossistema de inovação e também de empreendedorismo”, afirmou Gislane.

Durante a solenidade de abertura, foram entregues menções honrosas pela autoria de patentes ou programas de computador. O IF Sertão-PE recebeu a premiação por dez trabalhos. A servidora Tatiane Xavier foi uma das premiadas pela tecnologia “Mistura alimentícia com resíduo de uva e uso de mistura alimentícia com resíduo de uva para produto assado” e para ela é o reconhecimento da pesquisa realizada. “A menção honrosa me incentiva a dar continuidade a estudos como esse, que buscam alternativas para solucionar problemas reais”, disse.

Professor Marcelo Anderson falou sobre a importância das parcerias para desenvolver novas ideias

E foi justamente o foco em soluções para problemas reais um dos assuntos abordados pela palestra inicial, ministrada pelo professor Marcelo Anderson Batista, intitulada "Os desafios de empreender: realizando parcerias, superando desafios e inovando". Para Marcelo, a principal motivação para inovar deve ser o fato de conseguir trazer algo novo que melhore a qualidade de vida e o lugar onde vivemos. “Temos que ficar muito atentos para conseguir inovar, para conseguir identificar os problemas com as ferramentas que o mundo está oferecendo e mudar a realidade ao nosso redor”, considerou.

A programação do Workshop discutiu ainda novos modelos de negócios, com a consultora do Sebrae, Patrícia Nogueira, cidades inteligentes, com o diretor de Tecnologia Cláudio Nascimento, além das oficinas "Roadmap", ministrada pela professora Jeane Silva, e "Plano de Negócios Inovadores", realizada pelo professor Gláucio Bessa.

Café com prosa

O evento trouxe mais do que informações sobre como inovar e empreender: apresentou experiências de casos reais.

 

Empresários falaram sobre seus modelos de gestão, desafios e dificuldades no dia a dia de seus empreendimentos

Os empresários Paulo Dantas (Agrodan), Marinaldo Carvalho Dantas (Paraíba Material de Construção), Bethânia Carlini (Confeitaria Betânia Carlini) e Onofre Alves (Inforio) participaram de um bate-papo descontraído e abriram seu formato de gestão, a forma como eles iniciaram, como tiveram a primeira ideia e como essa ideia saiu do campo mental para se tornar real, além das dificuldades e desafios.

A legislação sobre inovação encerrou o primeiro dia do evento com o Café Com Prosa que reuniu procuradoras jurídicas de diversas instituições

O segundo Café com prosa, que encerrou a programação do primeiro dia, reuniu as procuradoras Lectícia Alcântara (IF Sertão-PE), Juliana Braz (Univasf), Diana Melo (IFCE) e a assessora jurídica da FADE-UFPE Rebeca Pessoa para esclarecer o que tem de novidade no campo da legislação da inovação e quais os melhoras caminhos legais a se percorrer. 

“A gente acredita que está sendo um momento de convergência diante da amplitude de parceiros, tanto da iniciativa privada quanto da pública, que a gente está em um formato de ideação, premiando ideias, instigando, estimulando que as pessoas que participem do evento desenvolvam ideias, através do que eles vêm escutar e ver aqui”, considerou Gislane Rocha. 

Este ano, a realização do evento conta com a participação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e do IF Sertão-PE, a Incubadora do Semiárido (ISA), o Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Senai. A programação do Workshop segue até esta sexta-feira (9). 

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350