Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Workshop de Inovação e Empreendedorismo premia participantes que inscreveram soluções de convivência com o semiárido em cinco áreas do conhecimento

“#saindodacaixa - Inovação e Empreendedorismo pra valer!”. Foi o chamado de encerramento do V Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco, que nesta sexta-feira (9), último dia do evento, premiou 15 ideias com primeiro, segundo e terceiro lugares nas cinco grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas e Ciências da Saúde; Engenharias; Ciências Agrárias; e Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes. 

A premiação do "Desafio de Ideias" encerrou a programação do V Workshop com soluções inovadoras para o semiárido

Intitulado “Desafio de Ideias: Meu Sertão: soluções para o semiárido”, o concurso técnico-cultural teve o objetivo de premiar ideias que possam apresentar soluções inovadoras para o semiárido nordestino, promovendo a convivência com o ecossistema. “O que surge como uma ideia em nosso Workshop pode se transformar num grande empreendimento, por isso, quem quiser incubar a ideia, terá disponível a Incubadora do Semiárido (ISA) do IF Sertão-PE, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Univasf e a Embrapa Semiárido, que está inovando ao abrir suas portas para acolher a ideia que estiver dentro de sua área de atuação”, destacou a professora do IF Sertão-PE e uma das organizadoras do evento, Gislane Rocha.

Premiado com o segundo lugar nas áreas de Engenharia e Ciências Exatas e da Terra e com o primeiro lugar em Ciências Agrárias, o agrônomo e mestrando em Produção Vegetal Bruno Emanuel Souza ressaltou a importância do incentivo à aplicação das ideias na indústria. “O Workshop é um evento muito importante para a área de inovação tecnológica no semiárido. Como é uma temática recente no âmbito da indústria 4.0, carece de mais espaços de divulgação de novas tecnologias e troca de conhecimento visando associar às atividades de pesquisa”, lembrou ele.

Todos os participantes premiados no Desafio de Ideias falaram sobre a sua proposta de inovação

No segundo dia do evento, toda a programação foi direcionada a ampliar a percepção sobre as ideias apresentadas no primeiro dia, por meio de palestras, oficinas e mesas redondas. A proposta foi estimular os participantes a aperfeiçoarem ferramentas fundamentais para um bom empreendimento, como o Mindset e a oratória, além de verem na prática como utilizar as potencialidades da região para empreender e inovar. “As oficinas oportunizam uma capacitação rápida e bem prática para uma ideação transforma-se num empreendimento ou, para quem já tem um empreendimento, inovar, modelando um negócio”, afirmou Gislane. 

Participantes da palestra "Comunicação é Poder", mediada pelo radialista Paulo Ricardo Moreira

Para a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IF Sertão-PE, Luciana Cavalcanti, o evento permitiu a construção de importantes parcerias. “A gente conseguiu, num momento de muita dificuldade orçamentária, se integrar com os parceiros e fazer um evento melhor do que a gente imaginava. Os jovens aderiram e as ideias foram muito boas. Temos a esperança de, na próxima edição, conseguir consolidar mais o desafio de ideias e ter mais tempo para consultoria aos proponentes, para que possam amadurecer a ideia”. 

Nesta segunda-feira (12), o ranqueamento, os títulos e as notas de todas as ideias premiadas no V Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco serão divulgadas no site do evento, assim como o certificado de todos os participantes.

O VI Workshop está previsto para acontecer em 2021, na Univasf.

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350