Inscrições abertas para o maior evento científico do IF Sertão-PE

Nos dias 20 e 21 de setembro acontece o maior evento científico do IF Sertão-PE, a JINCE/JID 2019, que congrega simultaneamente a XIV Jornada de Iniciação Científica e Extensão, a VIII Jornada de Trabalho de Extensão, e a VII Jornada de Iniciação à Docência. Neste ano o evento ocorre no campus Floresta e vai reunir estudantes, pesquisadores, professores, técnicos em educação e o público em geral para debater e apresentar as pesquisas científicas produzidas no âmbito da Instituição.

O campus Floresta receberá participantes de todo o IF Sertão-PE durante os dois dias de evento

Com o tema “Ciência e Educação em diálogo: novos olhares sobre o Sertão”, a programação é composta de apresentações dos resultados alcançados em projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico, e da Graduação dos 7 campi. Além de uma vasta programação voltada para as diversas áreas de conhecimento com Oficinas, Mesas Redondas, Palestras, Minicursos, Visitas Técnicas, Atividades Culturais, Torneio de Games, Mostra de Curta-metragem, e Feira de Livros.

Os interessados em participar das atividades podem se inscrever on-line, e gratuitamente, pelo sistema IF EVENTOS.  As inscrições seguem abertas enquanto houver vagas para cada uma das atividades do evento, e o participante receberá certificado. Quem desejar participar do Torneio de Games deverá entrar em contato com os organizadores para informações sobre as etapas não presenciais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e felipeomena@gmail. com)

A  logomarca do evento, desenvolvida pelo Programador Visual Jonas Pereira,  inclui a lâmpada, símbolo usado na primeira Jince unificada ocorrida no campus Floresta; e a representação dos casarios antigos da cidade,  conjunto arquitetônico que junto aos tamarindos centenários são símbolos da história local

O público que se fizer presente poderá ainda circular pelas áreas do campus e acompanhar as apresentações orais de projetos nas salas de aula e laboratórios. Na quadra haverá a Mostra de Inovação e Empreendedorismo, com exposição de Tecnologias, Start Ups e Empresas Juniores. Os professores e estudantes de licenciatura da região não podem deixar de conferir as novidades da Mostra Didática, com apresentações de projetos, experimentos e práticas da área de Ensino, desenvolvidos no Programa de Iniciação à Docência e no Programa de Residência Pedagógica.

Também na quadra, apenas no dia 20, a partir das 8h, haverá o espaço de Consultorias Empresariais para comerciantes e empreendedores. Os alunos e professores do curso Técnico em Administração, do campus Floresta, estarão disponíveis para atender pequenos, médios e grandes empresários; comerciantes e produtores rurais que necessitarem de orientação sobre gestão, impostos, marketing, recursos humanos, organização, dentre outros assuntos comuns ao dia a dia dos empreendedores dos ramos de serviços e produtos. Não é necessária inscrição, basta o profissional interessado comparecer ao campus.

A Mostra de Inovação e Empreendedorismo será uma das atrações da Jince/Jid 2019

E para proporcionar um momento de integração e imersão na cultura florestana haverá o Espaço Floresta… Sabores e Saberes. O local vai contar com exposição de obras artísticas locais, artesanato, produtos de couro, literatura e outros. Quem quiser relaxar poderá apreciar livros ou aproveitar as espreguiçadeiras e puffs do espaço. Os sabores locais estarão presentes na degustação de produtos alimentícios, como doces, bolos e salgados que representam tão bem o jeito acolhedor do sertanejo.

É a segunda vez que o campus Floresta recebe a JINCE/JID, a ocasião anterior foi em 2012, e marcou a história do IF Sertão-PE como a primeira vez que representantes de todos os campi passaram a se reunir em um só lugar para o evento científico, antes cada campi realizava individualmente, fortalecendo os laços da instituição em prol do desenvolvimento da ciência e do Sertão Pernambucano.

Registro da cerimônia de Encerramento da Primeira Edição da JINCE que reuniu participantes de todos os campi do IF Sertão-PE em um único campus. O evento ocorreu em 2012, na cidade de Floresta

“Nós do campus Floresta estamos muito felizes em sediar mais uma vez este importante evento institucional principalmente pois aqui se iniciou essa proposta unificada do evento. Com o passar dos anos a logística que envolve a realização do evento foi se tornando cada vez mais complexa, o quantitativo de pessoas participando da jornada aumentou significativamente e nós, como servidores acompanhando tantas jornadas, nos sentimos realizados com o reinicio desse ciclo da Jornada itinerante pelos campi”, afirmou Bárbara Quirino, Presidente da Comissão Organizadora da  JINCE/JID 2019.

As atividades da JINCE/JID terão início às 8h, no dia 20, a solenidade de abertura está prevista para as 17h do mesmo dia, com finalização às 18h30.

Clique aqui para se inscrever

-Acesse a programação de apresentações orais por área:

Clique aqui - Apresentações de projetos de extensão

Clique aqui- Apresentações de projetos de pesquisa e inovação

Clique aqui- Apresentações de projetos de ensino