IF Sertão-PE lança Repositório Leituras Abertas

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano apresenta uma grande novidade para toda comunidade acadêmica: o Releia – Repositório Leituras Abertas.

O Releia é o repositório institucional do IF Sertão-PE, uma base de dados online, de acesso aberto e gratuito, que reúne sua produção científica de maneira organizada, abrangendo desde Trabalhos de Conclusão de Curso, artigos, teses e dissertações, até propriedade intelectual, produtos educacionais e-books.

O sistema foi apresentado ao público pela primeira vez nesta sexta-feira (20), pela coordenadora do Sistema de Biblioteca, Naira Michelle Pereira, durante a XIV Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jince 2019), no campus Floresta. No próximo dia 27 de setembro, haverá o lançamento na Reitoria do IF Sertão-PE, às 9h.

O Repositório Institucional tem entre seus objetivos proporcionar maior visibilidade e tornar acessíveis resultados de estudos de pesquisadores e estudantes, preservando a memória científica do IF Sertão-PE e potencializando o intercâmbio com outras instituições. Além disso, os Repositórios Institucionais democratizam o conhecimento, já que qualquer pessoa pode consultar e baixar o material de qualquer lugar e a qualquer hora; possibilitam o aumento do impacto das pesquisas realizadas e o número de citações de trabalhos armazenados; reforça, a autoria dos trabalhos e facilitam a descoberta de plágio, dentre muitas outras vantagens.

O Releia está organizado em três comunidades digitais: Editora IF Sertão-PE, que reúne as produções acadêmicas publicadas pela editora do IF Sertão-PE, como a Revista Semiárido De Visu e Revista IF Sertão-PE; Recursos Educacionais, que reúne produtos desenvolvidos pela comunidade acadêmica do IF Sertão-PE de cunho pedagógico, como trabalhos de pesquisa e extensão; e Trabalhos acadêmicos-científicos e técnicos, que reúne artigos de periódicos, livros e capítulos de livros, trabalhos apresentados em eventos, Propriedade intelectual, teses e dissertações e TCCs, produzidos pela comunidade do IF Sertão PE

CLIQUE AQUI para acessar o Releia.