Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Mostra Didática, palestras, oficinas e apresentações de projetos marcam o último dia da JINCE/JID 2019 

No segundo e último dia da JINCE/JID 2019, evento que congrega simultaneamente a XIV Jornada de Iniciação Científica e Extensão, a VIII Jornada de Trabalho de Extensão e a VII Jornada de Iniciação à Docência, o campus Floresta foi o palco das apresentações de projetos que promovem soluções eficazes e tornam o cotidiano escolar dinâmico e atrativo para estudantes do IF Sertão-PE e de escolas onde atuam os Programas Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica. 

Os experimentos da Mostra Didática chamaram a atenção do público presente no segundo dia da JINCE/JID 2019

A Mostra Didática reuniu durante os dois dias do maior evento científico do IF Sertão-PE práticas de ensino desenvolvidas por estudantes bolsistas e residentes dos cursos de Licenciatura em Química dos campi Floresta, Petrolina e Ouricuri; Licenciatura em Física dos campi Salgueiro e Petrolina e Licenciatura em Computação e Música do campus Petrolina. No primeiro dia da Mostra foram apresentados projetos como a Hidrotrilha, criada por Cintia Gabriele Santos, estudante de Licenciatura em Química do campus Floresta, para trabalhar com o tema Hidrocarboneto em uma sala de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) do município de Floresta.

De acordo com Cintia, a iniciativa surgiu a partir da necessidade de contextualizar assuntos de Química de maneira didática a estudantes que estavam retomando os estudos. “Houve um aumento significativo na aprendizagem deles”, afirmou. Experimentos inspirados em jogos, como o Jogo Didático de Astronomia, o Campo Minado da Eletroquímica, a Batalha de Química, o Dominó, o Baralho e o Tabuleiro Químicos e aplicativos de realidade aumentada também revelaram como o lúdico e o experimental podem potencializar a aprendizagem. 

 

Conteúdos de Física, Química, Computação e Música ficam mais acessíveis e dinâmicos com os experimentos 

Estudante de Licenciatura em Física do campus Salgueiro, José Jerfeson dos Santos construiu um motor elétrico para ensinar Termodinâmica a discentes do curso de Edificações do próprio campus. Imerso em sala de aula desde março, Jerfeson explicou que a iniciativa surgiu após um período de observação da turma, em que notou a necessidade de criar experimentos de baixo custo que fixassem conceitos das leis da Termodinâmica. Além do motor, foram construídos barco a vapor, máquinas térmicas e três casas com materiais reaproveitados para debater aquecimento. 

 

Os jogos também fizeram parte da programação da JINCE/JID 2019

A reutilização, o reaproveitamento, a reciclagem e a evidência das potencialidades do sertão pernambucano foram motes importantes dos projetos apresentados. Segundo a diretora-geral do campus Floresta, Vera Lúcia Filha, a consolidação do Pibid e da Residência Pedagógica, que pela primeira vez tem resultados apresentados na JID, torna os trabalhos cada vez mais consistentes. “Nesta JINCE/JID temos cerca de 60 estudantes apresentando experiências e a gente nota o quanto os programas ajudam na formação e preparação dos discentes para a sala de aula”, afirmou ela.    

Coordenador de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do campus Floresta, José Almeida da Silva Júnior avaliou que os projetos apresentados têm um forte potencial de aplicabilidade. “Boa parte dos projetos são produzidos para serem aplicados, o que mostra a conectividade da pesquisa com as ações sociais. É um momento muito gratificante ter todos esses trabalhos de pesquisa reunidos aqui”, destacou ele. Essa mesma avaliação foi feita pelo assessor da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext), Clésio Morgado. “A extensão tem o perfil de contribuir socialmente com a comunidade, seja pela geração de emprego e renda ou pela difusão de tecnologias. Apesar do momento de retenção de despesas, nenhum projeto deixou de ser apresentado”, afirmou. 

 

A JINCE/JID é uma oportunidade de integração entre estudantes e docentes do IF Sertão-PE

Na mesa de encerramento da JINCE/JID 2019, além de Clésio Morgado, estiveram presentes a coordenadora de Extensão e Relações Empresariais do campus Floresta e presidente da comissão organizadora do evento, Bárbara Josefina Quirino; a diretora de Ensino do campus Floresta, Wilma Campos, representando a Pró-Reitoria de Ensino; a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Luciana Cavalcanti; a diretora do campus Floresta, Vera Lúcia Filha; e  a reitora do IF Sertão-PE Leopoldina Veras, que anunciou o adiamento da entrega das premiações aos estudantes laureados. 

 

A entrega das premiações será feita nos campi do IF Sertão-PE

Devido a uma instabilidade operacional no sistema, não foi possível contabilizar o resultado dos projetos apresentados. A previsão é que os resultados sejam divulgados nesta quarta-feira (25). A cerimônia de encerramento da JINCE/JID 2019 foi finalizada com a comemoração dos onze anos do campus Floresta, celebrado no último dia 11 de setembro. 

Fotos: Edivaldo do Prado

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350