Avanço nas políticas de assistência estudantil é discutido durante o III Fórum Discente do IF Sertão-PE

Para dar voz e vez aos estudantes, foi aberto oficialmente, na tarde da quarta-feira, 9, o III Fórum Discente do IF Sertão-PE, evento que congrega lideranças estudantis dos sete campi da Instituição para articulação de ideias e ações que promovam o bem-estar de alunas e alunos, contribuindo para a melhoria do rendimento escolar no processo de formação acadêmica. A abertura oficial ocorreu no auditório do Centro Pastoral Monte Carmelo, em Petrolina, local onde o evento prossegue até esta quinta-feira, 10.

III Fórum Discente do IF Sertão-PE prossegue até esta quinta-feira (10)

Logo pela manhã, as primeiras delegações começaram a chegar e já era grande a movimentação durante o credenciamento. No final da manhã, um encontro inicial entre os estudantes selou a união que deve permear os dois dias de encontro. Antes da abertura oficial, a diretora de Apoio ao Ensino e Aprendizagem, Maria Vilani Cavalcante, reforçou as regras de convivência, disciplina e segurança com vistas ao bom andamento das atividades.

Vindos de todos os campi da Instituição, 176 estudantes participam do III Fórum Discente do IF Sertão-PE

Na cerimônia de abertura, além dos líderes estudantis Camila Roque, da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (UESPE), e Bruno Melo, representante da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Petrolina, a mesa foi composta pela reitora Leopoldina Veras, pela pró-reitora de Ensino, Socorro Tavares, e pela diretora de Apoio ao Ensino e Aprendizagem, Maria Vilani Cavalcante.

Representante da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (UESPE) foi bastante aplaudida ao defender o protagonismo dos estudantes na defesa de seus direitos

Em seu discurso, Camila Roque abordou a força de mobilização dos estudantes como estratégia de resistência e luta na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. A fala da representante da UESPE foi corroborada por Bruno Melo, representante da União Nacional dos Estudantes em Petrolina, que além de representar a UNE, também preside o DCE da Univasf.

Para representante da UNE, mobilização dos estudantes precisa avançar na garantia do direito constitucional à educação

Já a reitora Leopoldina Veras, ao lembrar dos tempos de estudante, falou da importância de receber apoio e sobre a experiência de ter que se distanciar da família e migrar para outra cidade para prosseguir nos estudos, mas enfatizou que a expansão do IF Sertão-PE hoje possibilita que estudantes das principais cidades do sertão pernambucano não precisem mais ir para longe com o intuito de evoluir nos estudos. Por fim, a reitora avaliou que é uma obrigação da Instituição ouvir as demandas e os anseios do corpo discente em nome da melhoria dos índices de avaliação de ensino, pesquisa e extensão.

Reitora Leopoldina Veras enfatizou a necessidade de ouvir tudo o que os estudantes têm a dizer

Após a abertura oficial, houve a palestra “Liderança Estudantil”, proferida pelo professor de História do campus Petrolina, Diedson Silva, que entre outros aspectos, tratou da relação entre liderança e ética. Em seguida, foi apresentada a palestra “Protagonismo Juvenil”, pela assistente social Izabel Angelim, da Univasf. Já na manhã desta quinta, 10, o Fórum Discente prossegue com as reuniões dos grupos de trabalho que abordam temas como movimento estudantil; relação professor/aluno; orçamento e administração de recursos; iniciação científica e extensão; atendimento ao estudante e inclusão e diversidade. No período da tarde haverá o fechamento dos grupos de trabalho e a palestra “Fórum Discente: um espaço de elaboração de propostas e troca de experiências”, proferida pela professora Vilani Cavalcante. O evento será encerrado ao entardecer com a realização da plenária final.