Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

No âmbito dos Institutos Federais, a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODI) desenvolve atividades de apoio às atividades finalísticas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. Este informativo é uma publicação mensal das ações de receberam destaque nos setores vinculados à PRODI.

No caso de IFSertão-PE a PRODI têm três setores vinculados: Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) que trata de assuntos relacionados aos servidores da instituição; Diretoria de Gestão de TI (DGTI) que trata de assuntos relacionados aos sistemas e infraestrutura de Tecnologia da Informação da instituição; e a Coordenação de Planejamento e Governança Institucional (CGovDI) que trata de assuntos relacionados ao planejamento, normas, regulamentos, monitoramento, organização e informação institucional.
Assim a PRODI não lida diretamente com o atendimento ao aluno, mas sim com o apoio aos setores que atendem o alunado do Instituto. A seguir são ilustradas algumas atividades desenvolvidas nos setores durante esse período de pandemia da COVID-19:

Coordenação de Planejamento e Governança Institucional (CGovDI)

O Regimento Geral é o documento que detalha o disposto no estatuto do instituto, especificando atribuições, competências, gestão, estrutura organizacional, patrimônio, dentre outros temas. O processo de atualização foi conduzido por uma comissão formada especificamente para esta finalidade, sendo presidida por Priscila do Nascimento Silva, servidora que faz parte da Coordenação de Governança e Desenvolvimento Institucional (CGovDI/PRODI/IFSertão-PE).

O trabalho desenvolvido buscou construir um documento coeso, alinhado ao Estatuto e que reflita a realidade institucional. Para tanto, a comissão buscou dialogar a todo momento com a comunidade que forma o IFSertão-PE. Foram realizadas visitas presenciais aos 7 Campi e Reitoria e disponibilizados mecanismos online de participação.

O IFSertão-PE teve seu estatuto atualizado em 2018, fato que gerou a demanda de atualização do regimento geral efetivada em julho de 2020 mediante a
Resolução nº 13 de 02 de Julho de 2020 do Consup.

Diretoria de Gestão de TI (DGTI)

 

Esteve a atuar na gestão de quatro normativas para estruturação da gestão da segurança da informação institucional: (i) uma Política de da segurança da informação; (ii) Regimento interno do Comitê Gestor de Segurança da Informação do IFSertão-PE; funcionamento da Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes em Redes Computacionais (ETIR); e Norma complementar do uso de e-mail institucional. Há a perspectiva de que os documentos sigam para a próxima reunião do Conselho Superior (CONSUP)

Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP)

DGP publica resultados do primeiro semestre de 2020. A DGP apresentou alguns indicadores e algumas de suas principais ações do início de 2020 até aqui.
Mesmo diante dos desafios impostos pelo período de pandemia, os 1027 servidores públicos do IFSertão-PE continuam fazendo a instituição funcionar, desenvolvendo atividades com o onjetivo de ofertar Educação Pública de Qualidade para seus atuais 10 mil estudantes.

Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODI)

A equipe esteve envolvida com demandas da CGU e do TCU nas seguintes temáticas: monitoramento do sistema eAUD em recomendações de ajustes de adicionais de insalubridade e periculosidade, monitoramento das ações estratégicas vinculadas ao PDI e fechamento do relatório de gestão. Também está participando de um grupo de trabalho junto à FACEPE e Instituições Educacionais Públicas do Estado de Pernambuco para linha de financiamento para aquisição de equipamentos (por exemplo: notebooks) e conectividade à internet para viabilizar atividades remotas por alunos em situação de dificuldade socioeconômica.

Por Equipe PRODI.

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350