No âmbito dos Institutos Federais, a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional desenvolve atividades de apoio às atividades finalísticas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação.

No caso de IFSertãoPE a PRODI têm três setores vinculados: Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) que trata de assuntos relacionados aos servidores da instituição; Diretoria de Gestão de TI (DGTI) que trata de assuntos relacionados aos sistemas e infraestrutura de Tecnologia da Informação da instituição; e o Departamento de Organização Administrativa e Planejamento Estratégico (DepOAPE) que trata de assuntos relacionados ao planejamento, normas, regulamentos, monitoramento, organização e informação institucional.

Assim a PRODI não lida diretamente com o atendimento ao aluno, mas sim com o apoio aos setores que atendem o alunado do Instituto. A seguir são ilustradas algumas atividades desenvolvidas nos setores no período:

Encontro de Desenvolvimento Institucional (EDI) 2021

Entre os dias 16 a 18 de novembro, a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODI) realizará, de forma virtual, o Encontro de Desenvolvimento Institucional 2021, que tem como tema: Estratégias e ações para o início do pós-pandemia nas instituições públicas de educação. Aberto à participação dos servidores de todas as unidades, o evento tem o objetivo de refletir sobre o retorno das atividades presenciais, iniciativas de transformação digital e de mecanismos de trabalho. O evento é gratuito e as inscrições para obtenção do certificado de participação podem ser feitas, para cada sessão individualmente, entre os dias 01 a 15 de novembro, pelo site do IFEventos.