Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

NIT do IF Sertão-PE recebe visita do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco

Nessa terça-feira (4), o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) recebeu a visita do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos, acompanhado de parte da sua equipe. A visita do secretário às instalações do NIT, onde também está sediada a Incubadora de Empresas do Semiárido (ISA), foi acompanhada pela reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, pelos pró-reitores de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Kelsen Oliveira, e de Extensão e Cultura, Vitor Lorenzo, além de outros gestores e servidores da instituição.


A visita do secretário às instalações do NIT e da ISA ocorreu na manhã de terça-feira (4) e foi acompanhada por gestores do IF Sertão-PE

Além de conhecer de perto a estrutura física do NIT, que ao final deste mês completará 11 anos de atuação, o secretário e a sua comitiva também foram apresentados às diversas atividades desenvolvidas pela ISA, que tem como principais objetivos disseminar a cultura empreendedora e incentivar o surgimento de empresas de base tecnológica ou social na região. De acordo com a equipe da ISA, até o momento já foram incubadas pelo menos 48 empresas com o apoio da instituição, por meio de parcerias envolvendo os setores público e privado e editais de fomento.

Na sequência da apresentação, o secretário Lucas Ramos falou sobre as possibilidades de editais futuros, visando ao desenvolvimento dos ecossistemas de inovação, bem como a criação de novas parcerias com outras instituições públicas e privadas, de forma a contribuir com o fortalecimento da inovação tecnológica na região.

O secretário e a sua comitiva também visitaram as futuras instalações da "Fábrica de Ideias", que ficará localizada na avenida Monsenhor Ângelo Sampaio

Neste sentido, um importante passo será dado com a criação da “Fábrica de Ideias”, que pretende ampliar as atividades desenvolvidas pelo NIT e pela ISA através de um novo espaço, situado na avenida Monsenhor Ângelo Sampaio. Como o próprio nome sugere, “o projeto visa criar um espaço para discussões e amadurecimento das ideias e possibilidades, com o apoio de parceiros capazes de efetivar algo em planejamento”, explica o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Kelsen Oliveira. “Para isso, o espaço deverá servir como um hub de soluções junto aos parceiros do IF Sertão-PE, tornando real a execução e a continuidade das empresas e startups apoiadas pelo projeto”, esclarece.

 

O NIT e a ISA

Criado no dia 31 de maio de 2010, por meio da Resolução nº 23/2010 do Conselho Superior (Consup), o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IF Sertão-PE é responsável pela gestão da política de inovação institucional, servindo como elo entre o setor acadêmico e o mercado, além de atuar como centro de negócios e tecnologias. Já a Incubadora de Empresas do Semiárido (ISA), criada no ano seguinte, é o órgão responsável pelo processo de incubação de empresas e pelo desenvolvimento da cultura empreendedora, no âmbito da atuação do IF Sertão-PE. Ambos são vinculados organicamente à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propip), por meio da Coordenação de Inovação.

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350