Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

IFSertãoPE participa de iniciativa para a recomposição da mata ciliar às margens do Velho Chico  

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) há 49 anos, o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, é sempre uma ocasião importante para colocar em prática boas ações de recuperação e preservação dos recursos naturais. Pensando nisso, servidores e estudantes do IFSertãoPE participaram, no último sábado (5), do plantio de sete mil mudas de plantas nativas na orla de Petrolina, a fim de contribuir na recomposição da mata ciliar às margens do Velho Chico.  

Estudantes e servidores do IFSertãoPE se reuniram na orla para o plantio das mudas

A iniciativa foi organizada pelo Projeto “Orla Nossa”, executado pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina, com a parceria do IFSertãoPE, da empresa Agrovale e do Exército Brasileiro. Além de conduzir a análise de solo, o georeferenciamento das mudas e o estudo de distribuição das espécies na área plantada, o Instituto conta com as presenças de quatro bolsistas para os estudos na área de fisiologia vegetal e de meio ambiente, sob a coordenação dos professores Fábio Freire e Flávia Cartaxo. As bolsas foram ofertadas pela Agrovale.  

A parceria do IFSertãoPE com a empresa Agrovale vai garantir o acompanhamento da área

“Nosso papel é realizar um plantio mais qualificado, acompanhando todos os parâmetros e o processo de desenvolvimento vegetal. Além disso, o conhecimento científico gerado será útil para nortear outras ações em Petrolina e em outros municípios”, afirmou o pró-reitor de Extensão e Cultura, Vitor Lorenzo. Segundo ele, a proposta é que a ação seja uma vitrine para o país.  

Presente ao momento de plantio das espécies nativas do bioma caatinga, a reitora Leopoldina Veras destacou a importância do repovoamento e reflorestamento da área. “O projeto traz uma importante conscientização ambiental para a nossa região, que se estende para além da ação do plantio das mudas, e servirá de modelo para esta e novas gerações”, destacou ela.  

As sete mil mudas foram plantadas em tempo recorde (1h e 34 minutos)

A ação comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente foi acompanhada ainda pelo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, pelo diretor de projeto na AMMA, Victor Flores, e pela egressa do IFSertãoPE e coordenadora de meio ambiente da Agrovale, Taise Tavares. O GRTV 1ª Edição fez uma matéria, que pode ser vista em https://globoplay.globo.com/v/9577553/. 

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350