IFSertãoPE institui Comitê de Governança, Riscos e Controles

Na última segunda-feira (26), ocorreu a primeira reunião do Comitê de Governança, Riscos e Controles (CGRC) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). O CGRC é a instância máxima institucional para tratar sobre gestão de riscos, definindo metodologias, diretrizes e políticas sobre a temática. O CGRC foi criado pela Resolução n.º 52/2021 do Conselho Superior (Consup) e é presidido pela reitora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras, tendo como demais membros os diretores de campi e os diretores sistêmicos.

Durante o encontro, o CGRC aprovou o apetite a riscos do IFSertãoPE, que é o nível máximo de risco em suas atividades que a instituição poderá aceitar, ou seja, quais serão as prioridades institucionais para evitar que riscos ocorram. Na ocasião, foi aprovada a metodologia de gestão de riscos do IFSertãoPE, sendo esse o método que será adotado no projeto piloto de gestão de riscos.

 

Além das presenças dos membros oficiais do comitê, a reunião teve a participação da auditora chefe do IFSertãoPE, Raquel Cavalcanti, que prestou esclarecimentos sobre a gestão de riscos e deliberações a respeito de capacitação institucional. “Um Comitê de Governança, Riscos e Controles atuante, ciente de sua importância e incentivador é essencial para o sucesso do processo de gestão de riscos e, consequentemente, do alcance dos objetivos da instituição. Ele deve ser o maior fomentador de boas práticas, do desenvolvimento dos agentes públicos, das medidas de aprimoramento dos processos e estabelecer os limites que a Instituição pode suportar para o seu bom funcionamento e para o cumprimento de suas missões”, destacou Raquel.

Em sua intervenção, a reitora Leopoldina Veras destacou a importância da atuação do CGRC para o alcance dos objetivos organizacionais. “O Comitê de Governança, Riscos e Controles é um marco muito importante para aprimorar os processos institucionais do IFSertãoPE. É uma oportunidade de anteciparmos e buscarmos sanar os riscos a que a instituição está exposta e que podem impactar diretamente no sucesso e na excelência de nossas ações”, afirmou a reitora.

Para os próximos passos, pretende-se capacitar servidores e ampliar a gestão de riscos gradativamente para toda a Reitoria e, posteriormente, para todos os campi. A próxima etapa de atuação do Comitê será o acompanhamento da aplicação da metodologia de gestão de riscos nos setores, de forma experimental, com implementação inicial na Reitoria.

Mais informações sobre o CGRC e a gestão de riscos podem ser consultadas nesta página.