Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Campanha realizada por servidores da Reitoria leva alegria para crianças no mês de outubro

“Doe um brinquedo, ganhe um sorriso”. Com essa ideia, um grupo de servidores da Reitoria do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) fez a alegria de dezenas de crianças acolhidas por instituições filantrópicas nas cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE. Realizada pela terceira vez consecutiva desde 2013, em alusão ao Dia das Crianças (12 de outubro), este ano a campanha atendeu quatro instituições: as casas de acolhimento Messe de Amor e Rosa Menina, em Juazeiro; a Associação Amigos do Petrape e a Casa Abrigo Laura Vicunã, em Petrolina.

Pela terceira vez consecutiva, servidores da Reitoria realizaram a campanha “Doe um brinquedo, ganhe um sorriso”.

A entrega dos brinquedos arrecadados foi feita pelos servidores na última sexta-feira (9) e no sábado (10). Em troca, meninos e meninas de diferentes idades retribuíram com sorrisos e abraços, depois de ouvirem atentos as histórias contadas pela servidora Luziedna Ferraz.

Para a orientadora social da casa Messe de Amor, Dilmara Sobral, a iniciativa representou mais que um dia de lazer para as crianças do lar.Hoje elas se sentiram especiais e ainda mais acolhidas”, afirmou Dilmara. Além da Messe de Amor, que abriga meninos maiores de sete anos em situação de vulnerabilidade social, a casa Rosa Menina, que acolhe crianças (de ambos os sexos) com idade até sete anos, foi uma das primeiras receber as doações.


Os brinquedos arrecadados foram entregues em quatro instituições filantrópicas de Juazeiro e Petrolina

Na Associação Amigos do Petrape, a entrega dos presentes foi feita aos meninos sob tutela da instituição, onde residem temporariamente e são inseridos no sistema escolar integral. Fundado em 1978, o Petrape acolhe crianças e adolescentes (meninos) em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, encaminhados pelo Conselho Tutelar e pela Vara da Infância da Juventude. Segundo a assistente social do Petrape, Francilene Amorim, a entidade é mantida principalmente por doações e iniciativas como essa são sempre muito bem-vindas. “Vocês [do IF Sertão-PE] foram os primeiros a trazer os brinquedos para cá este ano. Assim, eles se sentem acolhidos, pois necessitamos de auxílio constante da sociedade para levar esse trabalho adiante”, ressaltou. Outra instituição beneficiada pela campanha foi a Casa Abrigo Laura Vicuña, que recebe meninas em situação de risco e é mantida pelo Centro Maria Auxiliadora Pró-Menor (Cemam).

Memória: a campanha também fez os servidores relembrarem os tempos de criança, estimulando-os a expor fotografias da infância.

A 3ª edição da campanha “Doe um brinquedo, ganhe um sorriso” foi organizada pelos servidores da Reitoria Zailde Silva, Silvanio Carvalho, Luziedna Ferraz, Karisa Souza, Cinara Holanda e Daiane Rios. “Além do ato de presentear uma criança carente, a campanha também tem o objetivo de aproximar os servidores da Reitoria através da solidariedade”, explica uma das responsáveis pela iniciativa, Zailde Silva. Segundo ela, com o sucesso alcançado este ano, a expectativa é aumentar as instituições beneficiadas nas próximas edições da campanha, levando alegria para um número cada vez maior de crianças.

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350