Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Servidores do IF Sertão-PE distribuem presentes e muito carinho em celebração ao Dia das Crianças

Foi com emoção e carinho, distribuídos entre as crianças do Lar Municipal Rosa Menina, em Juazeiro/BA, e da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Raso da Catarina, em Petrolina/PE, que servidoras e servidores do IF Sertão-PE realizaram, na sexta-feira (15), as entregas dos presentes arrecadados durante campanha de doação promovida nos dois prédios da Reitoria. Além das entregas dos presentes, o mais significativo foi levar atenção, carinho e respeito às crianças contempladas, que nem sempre têm motivos para comemorar, mas alimentam a esperança em dias melhores.

 Além da entrega dos brinquedos, houve momentos de carinho, acolhimento, atenção e brincadeiras. Pequenos gestos dos servidores da Reitoria que valem muito para crianças e adolescentes que não contam com abrigo ou afeto familiar.

O Lar Municipal Rosa Menina atende crianças e adolescentes de zero a 17 anos, prioritariamente meninas, vítimas de abandonos, maus tratos, violências física, psicológica ou sexual, ou filhos de dependentes químicos. A entidade é mantida pelo poder municipal e as crianças que lá se encontram foram retiradas do convívio familiar por ordem judicial. Apesar da entidade contar com verba para alimentação e estrutura para o acolhimento, o gesto maior na ação solidária dos servidores do IF Sertão-PE, além da entrega dos presentes, foi a distribuição de abraços, carinhos e momentos de brincadeira que levaram mais alento e esperança às crianças.

Brincadeiras e muita alegria para adoçar um pouco a vida das crianças do Lar Rosa Menina. Para as servidoras Cinara, Jamile e Luziedna, que estavam entre os que fizeram a entrega, essa foi a maior satisfação ao participarem da campanha.

Para quem quiser visitar as crianças do Lar Municipal Rosa Menina, a entidade funciona na rua Elizeu Santos, 19, bairro: Country Club, em Juazeiro, e as visitas podem ser feitas diariamente das 16h às 17h. O telefone do Rosa Menina é o (74) 3612 1110.

 Resultado da campanha solidária de arrecadação de brinquedos chegou também à Cooperativa de Catadores do Raso da Catarina, no bairro José e Maria.

Já as crianças presenteadas em Petrolina fazem parte da comunidade da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Raso da Catarina (Coomarca). São crianças que não se encontram em situação de risco nem de violência, como as de Juazeiro, mas apesar de serem criadas com amor e cuidado, muitas vezes faltam aos pais condições financeiras para a compra de presentes, e a iniciativa dos servidores do IF Sertão-PE levou aos pequenos uma celebração nem sempre possível de se realizar, justamente pela escassez de recursos.

Jónatas Renan, de 4 anos, ficou satisfeito com o brinquedo recebido das mãos da servidora Amanda, uma das que representaram os servidores do IF Sertão-PE na entrega dos presentes na Cooperativa de Catadores.

O presidente da Coomarca, José Ivo, agradeceu aos servidores pela iniciativa e lembrou de outras parcerias com a instituição, "pra nós foi uma ideia muito louvável. Agente já tem outras parcerias com o IF Sertão-PE há uns três anos e vamos sempre pegar material reciclável lá no campus Petrolina". Ainda de acordo com José Ivo, apesar da importância da coleta seletiva para o meio ambiente, o trabalho dos catadores ainda não tem o seu valor devidamente reconhecido pela sociedade.

Com uma criança da comunidade da Cooperativa de Catadores nos braços, servidora Zailde, uma das idealizadoras da campanha, ficou satisfeita com os resultados, ao fazer dezenas de crianças sorrirem. Servidoras Raquel, Amanda, Dionísia e Cinara também colaboraram com a iniciativa.

A Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis do Raso da Catarina funciona há quatro anos na rua Rio Grande do Sul, 26, no bairro José e Maria, e é mantida por meio de doações de materiais recicláveis feitas por empresas, fazendas e escolas, cujo recolhimento é feito sem nenhum custo para o doador.

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350