Gestores do IF Sertão-PE participam da capacitação do Programa Líderes para o Futuro 

Os pró-reitores de Desenvolvimento Institucional, Alexandre Correia, e de Extensão e Cultura, Ricardo Bitencourt, além dos diretores-gerais do campus Salgueiro, Josenildo Forte, e do campus Ouricuri, Rejane Oliveira, participaram, nesta segunda (21) e terça-feira (22), em Brasília (DF), da primeira fase de capacitação do Programa Líderes para o Futuro. A iniciativa foi organizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

O encontro reuniu mais de 200 gestores da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica para um treinamento com facilitadores do LH Martin Institute, instituição australiana internacionalmente reconhecida pelo treinamento de lideranças da educação profissional e tecnológica. 

Mais de 200 gestores da Rede Federal de EPCT participaram da primeira fase da capacitação 

O objetivo do Programa Líderes para o Futuro é criar um ecossistema de inovação efetiva, mediante o cenário de mudança no contexto educacional global. O encontro aconteceu no formato de workshop, em que os participantes foram divididos em grupos de trabalho. O intuito era construir entendimentos sobre três temas: Tendências globais na educação profissional; Liderança em instituições de alta complexidade; e Performance e gestão estratégica no ambiente de mudança. 

De acordo com o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IF Sertão-PE, Alexandre Correia, a participação foi positiva. “É sempre importante um alinhamento com o cenário global, já que o que acontece em alguma parte do planeta, na Europa, América, Ásia, África ou Oceania, impacta em todo o globo”, destacou ele.  

Os gestores representantes do IF Sertão-PE na primeira fase de capacitação: Ricardo Bitencourt, Alexandre Correia, Josenildo Forte e Rejane Oliveira

A segunda fase da capacitação do Programa Líderes para o Futuro será em plataforma de Educação a Distância (EaD) e terá duração de cerca de três meses. Desde 2015, o programa vem sendo elaborado pela Setec/Mec.