Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Gestores do IF Sertão-PE compartilham ações realizadas e escutam críticas e expectativas dos servidores da reitoria 

Com o objetivo de promover um espaço de diálogo entre a gestão e os servidores da reitoria do IF Sertão-PE, socializando as ações realizadas e escutando críticas e expectativas quanto à dinâmica institucional, foi realizada nesta quinta-feira (19), no Auditório da Biblioteca da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), a edição 2018 do projeto Reitoria Itinerante. A iniciativa contou com as presenças da reitora Leopoldina Veras, dos pró-reitores de Orçamento e Administração, Jean Carlos Coelho, e de Desenvolvimento Institucional, Alexandre Correia, além de assessores, diretores sistêmicos e trabalhadores de diferentes setores da reitoria. 

 

A segunda edição do Projeto Reitoria Itinerante promoveu o diálogo entre gestores e demais servidores do IF Sertão-PE

Na primeira parte do diálogo institucional, a reitora Leopoldina Veras apresentou um balanço dos dois anos de gestão. Inicialmente, socializou as dificuldades enfrentadas no período, como o contingenciamento de recursos, os códigos de vagas insuficientes e o número excessivo de demandas dos órgãos de controle. Em seguida, pontuou os avanços alcançados em setores estratégicos da instituição, como o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação e a pós-graduação, além das conquistas institucionais ligadas à transparência e à participação da comunidade, como, por exemplo, a implantação dos conselhos de campus, do Colabore e da Ouvidoria, e, na área de infraestrutura, com as construções e reformas que vêm sendo realizadas em diversos campi. 

Ao franquear a palavra para os servidores presentes, foram enfatizadas demandas específicas da reitoria, como o aperfeiçoamento do controle de fluxos de pessoas nos prédios, e apresentadas críticas quanto à definição dos critérios para viabilizar a participação dos servidores em cursos de capacitação e a necessidade de promover ações de cuidado à saúde do servidor no ambiente de trabalho. Pautas que envolvem todas as unidades administrativas, como o monitoramento do ponto eletrônico, a possibilidade de ter um novo ordenamento dos Institutos Federais e a reforma do ensino médio também foram discutidas. 

Houve uma ampla participação dos servidores na apresentação de críticas e expectativas 

Entre os servidores que participaram do diálogo institucional, um dos mais assíduos interlocutores foi o pedagogo Antonio Marcos Uchoa. Segundo ele, é importante dialogar com a gestão de forma aberta. “Precisamos fortalecer momentos como esses, porque a gente ajusta, alinha, avalia, escuta e diz para a gestão aquilo que realmente está acontecendo”, afirmou ele, acrescentando que, “para ser um momento de diálogo, esperava que a gente tivesse um pouco mais de tempo”. 

Para a reitora Leopoldina Veras, dialogar sobre as ações realizadas é primordial para a continuidade do trabalho. “É uma forma de dizer a cada servidor o quanto cada um é fundamental para esse processo dar certo. A gente percebe nas críticas a importância de corrigir situações que estão causando transtorno e aprimorar as linhas pensamento da gestão. São muitas expectativas e o desafio está aí para a gente tentar resolvê-las”, destacou ela. 

A importância do diálogo institucional foi um ponto em comum entre os participantes 

Com a perspectiva de mudança da reitoria para um imóvel mais amplo, a expectativa é que sejam ampliados os espaços de diálogo institucional entre a equipe gestora e os demais servidores. 

Reitoria

 

    • Rua Coronel Amorim, 76 - Centro
      CEP: 56302-320 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350

 

  • Anexo 1 - Rua Valério Pereira, 72 - Centro
    CEP: 56304-060 | Petrolina/PE - Brasil
  • (87) 2101-2359