Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Gestores do IF Sertão-PE discutem projeto de Inovação Social com equipe da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República 

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (8), no Gabinete da reitoria do IF Sertão-PE, a reitora Leopoldina Veras, os pró-reitores de Extensão e Cultura Ricardo Bitencourt e de Ensino Marli Melo, a diretora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação da Propip Clecia Pacheco e os diretores-gerais dos campi Serra Talhada Kleyton Michell Nunes e Santa Maria da Boa Vista Maria Gomes receberam o diretor do Departamento de Educação para a Cidadania e Inovação Social da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República Sérgio Kelner e o assessor Rômulo Macedo para a discussão do Projeto Inovação Social em Políticas Públicas.

 

Representantes do IF Sertão-PE e da Secretaria Nacional de Inovação Social discutiram os detalhes do projeto

O objetivo do projeto é propor estratégias e práticas de Inovação Social nas políticas públicas, visando o aperfeiçoamento e a maior efetividade das ações de governo em suas três esferas: municipal, estadual e federal. A demanda dessa ação, segundo os representantes da Secretaria Nacional de Articulação Social, surgiu a partir da realização de oficinas de planejamento participativo em 42 municípios brasileiros, envolvendo em torno de 700 pessoas na análise do impacto de 40 programas sociais. 

A primeira etapa do projeto será a realização de um curso aberto na modalidade de educação a distância para disseminar conceitos e temas relacionados à inovação social. Na segunda fase, serão selecionados dez representantes dos 42 municípios: cinco do poder público municipal e cinco da sociedade civil, para um curso de Agente de Gestão da Inovação Social. No estado de Pernambuco, os municípios contemplados são Triunfo, Itabira, Iguaraci, Afogados da Ingazeira, Brejinho e Serra Talhada, que será a sede da formação. Já a terceira etapa inicial do projeto é a constituição da Rede de Inovação Social (Redis), com a seleção de dois representantes de cada município para a qualificação e montagem de um projeto que será aplicado de acordo com as especificidades de cada território. 

Serra Talhada será a sede da segunda etapa do projeto, que visa capacitar Agentes de Gestão da Inovação Social

“A interação entre os atores sociais e as diversas instâncias de governo precisa ser qualificada para que essas pessoas possam contribuir com o processo de estruturação de programas que venham a ser implantados ou que já estejam em implantação no território. O papel dos Institutos Federais nesse processo é ajudar na construção dessas capacidades, pela sua capilaridade no território brasileiro, a excelência acadêmica e o caráter inovador da sua atuação, hoje muito ligada à realidade local”, destaca Sérgio Kelner. 

Para a reitora Leopoldina Veras, a proposta do projeto se alinha à perspectiva da interiorização da educação que impulsiona as ações dos Institutos Federais. “Esse projeto é uma oportunidade de ajudar o nosso país no desenvolvimento de políticas sociais que tenham início, meio, fim, acompanhamento e resultados, além de alinhar a proposta da interiorização da educação, que não seja apenas de formar profissionais aptos para o mundo do trabalho, mas também cidadãos com uma visão social”, afirma. 

O próximo compromisso das instituições envolvidas é um encontro no próximo dia 20 para as últimas definições

Além do IF Sertão-PE, outros seis Institutos Federais vão participar da iniciativa: o do Maranhão (IFMA), do Pará (IFPA), da Bahia (IFBA), do Mato Grosso do Sul (IFMS) e do Sul-rio-grandense (IFSul). No próximo dia 20, em Brasília, todas as instituições envolvidas se reunirão para uma apresentação detalhada do projeto e a definição dos últimos ajustes necessários à execução das ações. 

Reitoria

 

    • Rua Coronel Amorim, 76 - Centro
      CEP: 56302-320 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350

 

  • Anexo 1 - Rua Valério Pereira, 72 - Centro
    CEP: 56304-060 | Petrolina/PE - Brasil
  • (87) 2101-2359