Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Reunião envolvendo gestores, docentes e técnicos estreitou relações entre o IF Sertão-PE e a Neoenergia com vistas à criação de parcerias institucionais

Na tarde da quinta-feira, 22 de novembro, a reitora do IF Sertão-PE, Leopoldina Veras, o diretor do campus Petrolina, Fabiano Marinho, os professores do curso técnico de Eletrotécnica, Ricardo Maia, Jorge Fotius e Marcos Antònio, e o diretor de Ensino do campus, Clésio Jonas, reuniram-se, na sede petrolinense da Neoenergia, empresa do setor elétrico que atua na geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, com representantes da direção da empresa, com vistas ao estabelecimento de parcerias entre as duas instituições.


Reitora Leopoldina Veras apresentou o IF Sertão-PE do ponto de vista institucional aos gestores da Neoenergia, abordando a missão e a atuação dos Institutos Federais na formação de cidadãos profissionalmente qualificados para o mercado de trabalho.

Representando a Neoenergia, estiveram presentes Érica Ferreira, gerente de Relações Institucionais, Hugo Vidal, gerente de Operações em Petrolina, e Edmilson França, gerente de Clientes Corporativos da empresa. A Neonergia controla os serviços prestados pela Celpe, em Pernambuco, e também pela Coelba, na Bahia, Cosern, no Rio Grande do Norte, e Elektro, em São Paulo e no Mato Grosso do Sul.

Gerente de Operações da Neoenergia em Petrolina, Hugo Vidal, recepcionou a comitiva do IF Sertão-PE e propôs uma agenda permanente de encontros até a formalização de parcerias entre as duas instituições.

O objetivo da reunião foi estabelecer possíveis parcerias para o fornecimento de subsídios materiais por parte da empresa para o suprimento de laboratórios e de know how tecnológico, facilitando a criação de novos cursos de curta e média duração que atendam aos requisitos do mercado, que por sua vez está sujeito a uma constante evolução tecnológica e necessita de profissionais atualizados. Também esteve presente na reunião Ernani Granville, diretor da CGB Engenharia, empresa do setor energético que atua na região do Vale do São Francisco.

Diretor do campus Petrolina, Fabiano Marinho, apresentou o campus e apontou a disponibilidade de estrutura física para a instalação de novos laboratórios.

A proposta de parceria tem ainda o intuito de promover a cooperação para orientação operacional de consumo de energia elétrica nas unidades do IF Sertão-PE, a ampliação e a criação de novos laboratórios de geração de energia limpa e renovável na perspectiva sustentável e o compartilhamento de projetos de eficiência energética entre as duas instituições. O IF Sertão-PE está na fase de implantação do curso superior de Tecnologia em Energias Renováveis, cuja proposta já foi respaldada por meio de consulta pública.


Possível formalização de parcerias entre o IF Sertão-PE e a Neoenergia poderá beneficiar ambas as instituições. 

A proposta de parceria visa sobretudo ampliar o leque de conhecimentos práticos disponibilizados para os estudantes do IF Sertão-PE, não só do curso de Eletrotécnica, como dos demais cursos na área de energia ofertados para a comunidade na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC). A reitora Leopoldina Veras avaliou como positiva a reunião, ao lembrar que a parceria busca ainda o intercâmbio de tecnologias para futuros projetos de geração e consumo de energia renovável nos campi Petrolina Zona Rural e Petrolina, a exemplo da instalação de placas fotovoltaicas de energia solar e de geração por biomassa e eólica.

Professor Ricardo Maia, da Coordenação do curso de Eletrotécnica do campus Petrolina, abordou as potencialidades do campus na formação de novos profissionais para o setor energético. 

De acordo com o diretor do campus Petrolina, o próximo passo para a formalização da parceria será a elaboração de projeto por parte da Neoenergia indicando as carências do mercado de trabalho no que concerne à qualificação de profissionais para atuarem em áreas específicas do setor energético. “Em contrapartida, contamos com investimentos futuros em recursos materiais e tecnológicos de laboratório para a ampliação da formação dos nossos alunos”, explicou o professor Fabiano.

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350