Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Nesta seção são divulgadas as informações relacionadas a ações, programas, projetos e atividades implementados pelo IF Sertão-PE.

Programa de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional (FIC) – tem por finalidade cumprir objetivos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) no tocante a essa modalidade de ensino e o Acordo de Metas e Compromissos do Ministério da Educação/Institutos Federais. Entre os diversos projetos, destaca-se o apoio às redes públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização aos professores, profissionais, funcionários e gestores da Educação Básica.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) –  destinado aos alunos do IF Sertão-PE regularmente matriculados em cursos de graduação (Pibic) e do ensino médio (Pibic Jr.) para o desenvolvimento das atividades de pesquisa.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) – visa contribuir para a formação de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, incentivando, implementando e ampliando as ações de inovação tecnológica no IF Sertão-PE.

Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic) –  é voltado para as ações de pesquisa que foram submetidas ao edital próprio dos programas de iniciação científica e obtiveram mérito técnico, mas com classificação superior ao número de bolsas disponíveis.

Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) – instituído através da Resolução nº 37/2010 do Conselho Superior do IF Sertão-PE, o programa destina bolsas como auxílio financeiro aos alunos vinculado a projetos de extensão.

Programa de Internacionalização – objetiva, por meio de diferentes ações, a articulação institucional com entidades e empresas de outros países para realização de intercâmbios técnicos, científicos e culturais; desenvolve também projetos que têm por finalidade a oferta de cursos de idiomas com vistas à participação em programas de intercâmbio a exemplo do Programa Ciência sem Fronteiras.

Programa Mulheres Mil – tem por objetivo promover o desenvolvimento educacional, social e econômico, contribuindo para o atendimento das políticas de gênero, de equidade, de inclusão e de ações afirmativas, em favor da diminuição dos problemas sociais e da erradicação da miséria no país.

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e técnicos concomitantes pelos campi. Ainda no âmbito do programa, o Instituto atua como acreditadora no processo de habilitação das instituições de ensino privadas ofertantes de cursos técnicos à rede Pronatec.

Programa de Estágio – possibilita aos alunos dos cursos regulares o desenvolvimento das competências profissionais no ambiente de trabalho, visando à preparação para o mundo produtivo (Resolução nº 38/2010 do Conselho Superior do IF Sertão-PE).

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350