A Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) é responsável pelo apoio técnico, administrativo e operacional na sua respectiva área de atuação, fornecendo suporte de hardware, software e outros serviços. Suas atividades englobam a coordenadoria executiva de informática e a comunicação de voz e dados, visando à integração da informática nos âmbitos administrativo e acadêmico.

Competências da DGTI

    1. Projetar e manter, em conjunto com as coordenadorias correlatas e a Reitoria, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);
    2. Gerenciar os projetos na área de Tecnologia da Informação, administrando seus recursos;
    3. Identificar novas necessidades da Instituição quanto à Tecnologia da Informação e planejar o desenvolvimento de projetos para o atendimento dessas necessidades em consonância com o Plano Diretor de Tecnologia da Informação;
    4. Propor, implementar e manter políticas de Segurança da Informação;
    5. Planejar viabilizar o desenvolvimento dos projetos relacionados ao PDTI;
    6. Prestar apoio e assessoria aos campi em assuntos relativos à Diretoria de Tecnologia da Informação;
    7. Propor recursos e gerenciar os investimentos em ações de Tecnologia da Informação no âmbito do IFSertãoPE;
    8. Propor a contratação de serviços de Tecnologia da Informação no âmbito da instituição e gerenciar a qualidade desses serviços;
    9. Avaliar os riscos nos projetos de Tecnologia da Informação;
    10. Propor ao Comitê de Tecnologia da Informação procedimentos relacionados a esta área;
    11. Difundir o uso das tecnologias da informação, estimulando o domínio das novas linguagens de informação junto à comunidade;
    12. Revisar, organizar, documentar e publicar os procedimentos relacionados a sua área;
    13. Executar outras funções que, por sua natureza, lhe estejam afetas ou lhe tenham sido atribuídas.
    14. Desenvolver sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas;
    15. Projetar, implantar e realizar manutenção de sistemas e aplicações;
    16. Desenvolver e implantar sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas;
    17. Administrar ambiente informatizado, prestar suporte técnico ao cliente, elaborar documentação técnica;
    18. Estabelecer padrões, coordenar projetos e oferecer soluções para ambientes informatizados;
    19. Pesquisar tecnologias em informática;
    20. Analisar a utilização e o desempenho das redes de computadores, identificando os problemas e promovendo as correções no ambiente operacional;
    21. Prestar consultoria e suporte técnico relativamente à aquisição, implantação e uso adequado dos recursos de hardware e software;
    22. Gerir contratos com fornecedores de bens e serviços de tecnologia da informação;
    23. Desempenhar outras atividades atribuídas pelo Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional.

Organograma DGTI