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1. Sobre o curso

O curso superior de Licenciatura em Matemática visa à formação de professores de modo integral, contribuindo para a disseminação desse saber nas diferentes instâncias sociais, na educação formal ou por meio da educação informal, em museus de ciência ou afins. A partir de sua prática docente, deverá contribuir para formação humana de estudantes, possibilitando-lhes a conquista permanente da consciência crítica de mundo em prol da justiça social, respeito à diversidade humana, cuidados com o meio ambiente e maior consciência dos direitos e deveres necessários ao exercício da cidadania.

Considerando a importância de uma formação integral, os componentes curriculares planejados para o curso visam oferecer ao licenciado conhecimentos em áreas afins à matemática. Ainda, considerando que o profissional habilitado deve desenvolver habilidades na área humanística, lhe será oportunizado o contato com áreas das ciências humanas e sociais de forma que o mesmo possa exercer plenamente sua cidadania e, enquanto educador, buscar sempre melhor qualidade de vida para todos os que serão alvo do resultado de suas atividades.

 

O estudante egresso do curso de Licenciatura em Matemática terá como campo de atuação: a Educação Básica, considerando suas etapas (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) e modalidades (educação de jovens e adultos, educação especial, educação profissional e técnica de nível médio, educação escolar indígena, educação do campo, educação escolar quilombola e educação a distância).

2. Organização curricular

  • Carga Horária Mínima de Integralização: 3425 horas
  • Estágio: 405 horas
  • Disciplinas Optativas: --
  • Disciplinas Eletivas: 60 horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso: 60 horas
  • Atividades Complementares: 200 horas
  • Atividades de Extensão: 330 horas
  • Período Mínimo de Integralização: 8 semestes

3. Informações básicas

  • Conceito do Curso (CC): --
  • Conceito Preliminar do Curso (CPC): --
  • Enade: --
  • Índice Geral de Cursos (IGC): --
  • Conceito Institucional (CI): --
  • Turno: Vespertino/Noturno
  • Modalidade: Presencial
  • Número Total de Vagas: 35 (entrada única anual)

4. Formas de ingresso

O candidato deve ter concluído o ensino médio e submeter-se a um dos processos abaixo:

O Colegiado do Curso de Matemática é um órgão normativo, executivo, consultivo e de planejamento acadêmico de atividades de ensino, pesquisa e extensão, constituído por membros titulares e suplentes, tendo suas atribuições e competências definidas por regulamentação específica.

 Composição

6. Núcleo Docente Estruturante

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão consultivo, avaliativo, propositivo e de assessoramento ao colegiado de curso, responsável pela concepção, implantação, acompanhamento e constante avaliação e atualização de Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

 Composição

7. Documentos

 Atos regulatórios e normativas

 Ato autorizativo

 Projeto pedagógico e matriz curricular

Projeto Pedagógico


 Relação nominal e número de matrícula dos ingressantes da turma 2024.1

1. Sobre o curso

O curso de Engenharia Civil é uma graduação com titulação de bacharelado e duração média de cinco anos. Ao longo destes 10 semestres, os alunos são preparados para desempenhar atividades de planejamento, projeto, direção, vistoria e avaliação de obras e serviços referentes à edificações, sistemas de transportes, abastecimento de água, drenagem e outras vertentes. 

Pode atuar na maior parte das atividades econômicas, com concentração na Construção Civil, com planejamento e gerenciamento de projetos para as mais diversas finalidades. Trabalha como assalariado, autônomo ou prestador de serviço, em laboratórios, escritórios ou "no campo". Normalmente, integra uma equipe.

 

2. Organização Curricular

  • Carga Horária Mínima de Integralização: 3.855 horas
  • Estágio: 180 horas
  • Disciplinas Optativas: --
  • Disciplinas Eletivas: 180 horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso: 60 horas
  • Atividades Complementares: 90 horas
  • Período Mínimo de Integralização: 10 semestres
  • Número Total de Vagas: 40 anuais

3. Informações Básicas

  • Conceito do Curso (CC): 3 (2023)
  • Conceito Preliminar do Curso (CPC): -
  • Enade: -
  • Índice Geral de Cursos (IGC): -
  • Conceito Institucional: -
  • Turno: Matutino/Vespertino
  • Modalidade: Presencial

4. Formas de Ingresso

O candidato deve ter concluído o ensino médio e submeter-se a um dos processos abaixo:

5. Colegiado

O colegiado de curso é órgão normativo, executivo, consultivo e de planejamento acadêmico de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 Composição

6. Núcleo Docente Estruturante

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão consultivo, avaliativo, propositivo e de assessoramento ao colegiado de curso, responsável pela concepção, implantação, acompanhamento e constante avaliação e atualização de Projeto Pedagógico do Curso (PPC), oferecendo subsídios que visam à melhoria e consolidação dos mesmos.

 Composição

7. Documentos

 Atos regulatórios e normativas

 Ato autorizativo

 Projeto pedagógico e matriz curricular

Projeto Pedagógico (2022) | Projeto Pedagógico (2018)

Matriz curricular (2022) | Matriz Curricular (2018)

 Ementa do curso (2022) | Ementa do curso (2018)

 Normas de Uso e Segurança dos Laboratórios de Engenharia Civil

Trabalho de Conclusão de Curso

 Normas do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Edital n.º 65/2019 - Programa Institucional de Projetos e Bolsas de Extensão (2020)

Título  Bolsista(s)  Orientador(a)
Upgrade" de aplicativo de celular com Questões de Física do SSA-UPE

Joao Paulo da Silva

Ilma Oliveira Viana de Lima

 Alessio Tony Batista Celeste