A Biblioteca do Campus Santa Maria da Boa Vista do IFSertãoPE por meio de suas instalações, acervo, recursos humanos e serviços oferecidos aos seus usuários, conforme orienta o seu Regimento, tem como objetivos:

•Ser um centro de informação capaz de dar suporte informacional ao processo ensino-aprendizagem;
•Incentivar a pesquisa e promover a democratização do conhecimento;
•Cumprir sua função social de disseminar a informação junto à comunidade interna, promovendo atividades culturais nas diversas áreas do conhecimento.
O espaço físico da Biblioteca está distribuído em dois ambientes, perfazendo uma área total de 182,69 m².
São oferecidos 4 computadores com acesso à Internet para uso dos alunos e 1 para autosserviço: consulta ao catálogo (acervo) da biblioteca on-line, renovações e reservas.

Banner SIBI Pergamum 3814046bc2434bccb76b69413e01d9ab ok

Composição do Acervo

O acervo bibliográfico, composto por livros (técnicos, didáticos e de literatura têm como objetivo auxiliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, relacionados nas bibliografias dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs). O acervo possui uma média de 1.923 exemplares de livros em diversas áreas do conhecimento, além de materiais especiais em Braille, para atendimento ao público com deficiência visual, como também tem a Base de dados de acesso aberto disponível gratuitamente.

20230405 082703 HDR

Acervo

O acervo é voltado para os Cursos abaixo listados:
•Ensino Médio Integrado (EMI) em Agropecuária e Edificações;
•Ensino Técnico Subsequente em Agropecuária e Edificações;
•Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja);
•Licenciatura em Matemática.

DSC 0732

Principais Serviços:

• Empréstimos domiciliares (restrito à comunidade interna: docente, discente e demais servidores);
• Empréstimos locais (abertos à comunidade externa);
• Orientação a pesquisas e treinamento de novos usuários;
• Empréstimo entre bibliotecas;
• Reservas e renovações (presencial ou on-line);
• Atividades culturais.

Manuais e Tutoriais:
Como localizar um livro na Biblioteca
Como acessar e usar o catálogo online das Bibliotecas do IFSertãoPE
Como acessar o Portal de Periódicos da Capes
Como acessar ao Repositório Institucional Leituras Abertas – RELEIA
Como acessar Target GedWeb – Normas ABNT/ Mercosul

Acessos aos Serviços:
Acesso ao Portal de Periódicos – CAPES/ Rede CAFe
Acesso a Target GedWeb - Normas ABNT
Acesso ao Repositório Institucional Leituras Abertas – RELEIA
Acesso a Geração de Ficha Catalográfica Online – GEFICAT

Para inscrição na biblioteca, são exigidos os seguintes documentos:

1) Alunos
• Documento de identidade;
• CPF;
• Comprovante de residência

2) Servidores
• Matrícula Siape (comprovante)