“Por Dentro do Campus”: Campus Floresta lança série de matérias para apresentar os diversos Setores da Instituição

A partir de hoje você está convidado a conhecer melhor os setores do campus Floresta do IF Sertão-PE, e mais sobre nossos servidores, afinal, é muito bom saber quem procurar para te ajudar a resolver um problema ou responder informações sobre as múltiplas áreas de conhecimento. Seja técnico administrativo ou docente, cada um tem um papel a cumprir em nosso campus e conhecimento para compartilhar. Para começar o tour pelo campus Floresta, com vocês, a Secretaria de Controle Acadêmico!

Os servidores da Secretaria de Controle Acadêmico do Campus Floresta do IF Sertão-PE já estão prontos para receber os futuros aprovados no PS 2020

“A Secretaria é o coração, pulmão, cérebro, tudo!”, com essa declaração do Secretário do campus Floresta, Jorge Ferraz, iniciamos a apresentação do setor que é a porta de entrada da Instituição, a Secretaria de Controle Acadêmico. Localizada nas primeiras salas do campus é na Secretaria onde o aprovado no Processo Seletivo se torna oficialmente aluno do IF Sertão-PE, e também é lá que o aluno deixa o seu “até logo” para a instituição ao se tornar um profissional,  recebendo o certificado ou diploma.

A grande missão da Secretaria é atender o estudante e dar os encaminhamentos necessários para a carreira estudantil. Dentre as principais atividades estão a matrícula inicial, renovação, cancelamento e trancamento de matrículas; e a realização de trâmites para o atendimento de diversas solicitações como atendimento domiciliar, avaliação de competências, aceleração de estudos, reintegração de curso, dispensa de estágio, emissão de diplomas, histórico escolar, boletins, declarações de vínculo, colação de grau extemporânea, recebimento de documentos para colação de grau, dentre alguns outros.

O público externo também pode contar com a Secretaria, além de prestar muitas informações sobre a instituição o setor tem a habilitação para realizar a certificação do ENCCEJA, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizada com o objetivo de avaliar o conhecimento das pessoas que voltaram a estudar porque não conseguiram concluir o ensino fundamental ou médio na idade adequada. Um bom resultado no exame garante ao estudante um certificado de conclusão dos estudos com o mesmo valor do diploma de uma escola de ensino fundamental ou médio, e o público externo pode procurar a Secretaria do campus Floresta para buscar essa certificação.

Mas as demandas da Secretaria não param por aí, além de acompanhar a vida do estudante o setor também atende os setores e os professores do campus. Prestar informações, acompanhar o lançamento de notas, registro de aulas, preenchimento de diários são só algumas das atividades. Agora vale a pena prestar atenção para não se confundir, a secretaria é um local de registros, se o que você precisa é apoio para o desenvolvimento em sala de aula, e informações de natureza pedagógica como organização didática, regulação dos cursos, e até mesmo com burocracias da relação ensino-aprendizagem como saber quando pode realizar prova, quais notas podem resultar em reprovação e documentos com relação a sala de aula, o setor mais indicado é o Núcleo de Apoio Pedagógico- NAP, do qual falaremos em um futuro próximo.

De olho na agenda!

Por ter um trabalho bastante burocrático, a Secretaria de Controle Acadêmico organiza algumas demandas com a criação de calendários que contém os prazos dentro dos quais os estudantes podem solicitar, por exemplo, matrícula, trancamento, aproveitamento de disciplina, reintegração de curso, dentre outros. Esse calendário é publicado todo início de semestre, no site institucional e nos murais pelo campus.

Os servidores da Secretaria seguem ainda um Regimento Interno do IF Sertão-PE que contém também alguns prazos. Por exemplo, você sabia que a Secretaria tem no máximo 05 dias para te entregar o histórico escolar? Ou até 30 dias para finalizar uma transferência? É bom saber! E por isso todos esses prazos máximos que a instituição tem para fornecer um documento solicitado  podem ser consultados em uma tabela constante na página 11 do Regimento Interno das Secretarias, clicando aqui.

Demandas do Governo

Cabe a Secretaria também a alimentação de Censos Escolares, que são sistemas por meio dos quais os Governo coleta as informações da educação no país, e a partir disto pensar as necessidades da educação brasileira. O secretário de Controle Acadêmico do campus Floresta, Jorge, e demais servidores, alimentam Censos como o EDUCACENSO e o CENSUP.

Resumindo...

A Secretaria de Controle Acadêmico é um setor de apoio à Gestão Educacional, e está vinculada à Direção de Ensino do campus. Precisa de algo da Secretaria? O setor fica aberto das 8h até às 20h. Uma das principais necessidades para o bom trabalho da Secretaria é o espírito de equipe, e isso o time de Floresta tem de sobra, são anos atuando juntos e segundo eles, um complementa o outro.

Você sabia que temos Assistente Administrativo formado em medicina veterinária atuando na Secretaria? Tem também gente formada em Administração e Pedagogia. Chegou a hora de conhecer a equipe que faz a Secretaria acontecer: Jorge, Giselda, Joelma, Raphaella e Tailah.

Quem é quem na Secretaria de Controle Acadêmico:

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4