Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Servidores do campus Floresta registram junto ao INPI software criado para utilização na Secretaria de Controle Acadêmico do IF Sertão-PE

Sistema de Exportação de Dados, esse é o nome do software registrado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI pelos servidores Felipe Omena e Giselda Ferraz (Campus Floresta) e Luciano de Deus (Reitoria). O software foi criado com o objetivo de facilitar o processo de migração de dados pessoais e acadêmicos de todos os estudantes do IF Sertão-PE do Sistema de Apoio à Gestão Educacional (SAGE) para o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), cuja utilização iniciou-se em 2019 por todos os campi da instituição.

 

 Desde abril de 2020 o software já é utilizado pelas equipes de Secretaria Acadêmica de vários campi 

Com a ausência inicial da possibilidade de migração desses dados de maneira automática, a alternativa seria a inserção dos dados de forma individual e manual, o que demanda tempo e se faz uma atividade cansativa. De acordo com os criadores o sistema garante praticidade, agilidade, diminuição do esforço humano na migração dos dados, assim como a diminuição da possibilidade de erros. “Uma atividade que durava 1h ao ser realizada manualmente por um servidor passou a ser realizada em 4 ou 5 minutos. Houve casos em que uma exportação que durava 1 semana foi executada em 1 turno”, garante o professor Felipe Omena, professor da área de T.I E responsável por toda a programação do sistema.

Ainda de acordo com Omena, uma versão original do sistema foi criada para atender uma demanda do campus Floresta na realização de cadastros na Plataforma IF Eventos, por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019, assim, por meio da importação dos usuários no SAGE e exportação para o IFEVENTOS, foi possível gerar os certificados de participação no evento. 

“A partir dessa versão eu incorporei as novas funcionalidades, com um levantamento realizado junto à Giselda e Luciano de Deus, e codificamos um robô que pudesse replicar as atividades que um servidor faria, só que de forma automática e mais rápida. Testamos e percebemos que o robô era muito promissor, e começamos a testar com os servidores da Comissão Local de Floresta, posteriormente nos reunimos com a DGTI e vimos que era possível expandir a utilização para todos os campi, assim, fizemos alguns ajustes no robô e geramos outras versões adaptadas aos campi do IF Sertão-PE”, disse ele.


Desde 2019 o IF Sertão-PE iniciou o processo de mudança do SAGE pelo SUAP

O processo de migração realizado pelo software consiste em extrair do SAGE os mapas de aula de uma disciplina; as faltas relacionadas a cada aula; as notas, o status do aluno, se necessitou de recuperação e a média final, e cadastrar esses dados no SUAP de forma automática, espelhando o diário de classe do SAGE para o SUAP. Após esse processo o servidor membro da comissão local de migração de dados deve apenas conferir e homologar o processo.

Os Técnicos-Administrativos Luciano de Deus, Chefe do Departamento de Controle Acadêmico na Reitoria do IF Sertão-PE, e Giselda Ferraz, Secretária de Controle Acadêmico do Campus Floresta, participaram do desenvolvimento da nova ferramenta fornecendo informações específicas e orientações sobre quais atividades e informações precisariam ser migradas de um sistema para o outro. Além disso, os servidores também participaram das etapas de aprimoramento do sistema. “Enquanto Felipe foi elaborando, nós, do Controle Acadêmico, fomos vendo onde precisava fazer um ajuste ou outro em algumas das versões. Tanto Luciano de Deus como eu acompanhamos o desenvolvimento das versões e demos suporte nisso, compartilhando com Felipe as informações. Ele elaborou, a gente acompanhou o software, viu o que ele fazia, e apontamos algumas inconsistências para a maturação do software”, afirmou Giselda.

 
Tela inicial do Sistema de Importação de Dados 

De acordo com os criadores o software é considerado inovador por não existir nenhuma ferramenta anterior que suprisse as necessidades institucionais; por ser uma ferramenta flexível e adaptável a outras demandas de exportação, podendo ser estendida a novos processos de cadastro; além de ser de autoria completa do IF Sertão-PE.

Desde abril de 2020 o software já foi implementado nos demais campi do IF Sertão-PE. Para Felipe Omena o sentimento de realização do registro do software é de satisfação por contribuir com a comunidade acadêmica. “Muito mais do que a formalização e o registro do software é necessário se destacar a cooperação entre diferentes servidores. Nem sempre ideias 'mais ousadas' são bem recebidas por conta do esforço que demanda além das atividades semanais. Juntos conseguimos criar essa solução e temos o sentimento que todos juntos podemos fazer muito mais!”, afirmou o docente.

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 3877-2825 / (87) 3877-1104