Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Projeto do Campus Floresta oferecerá orientação profissional para alunos dos últimos anos do Ensino Médio Integrado a Técnico

Escolher a futura profissão é um processo que pode ser complexo para algumas pessoas, e envolve sonhos, expectativas, planos, gostos, identificação, dentre outros. Para apoiar os alunos do 3º e 4º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico nessa escolha, o IF Sertão-PE Campus Floresta dará início a um Projeto de Orientação Profissional.

 

De acordo com a psicóloga Amanda Lima, o projeto será realizado em algumas etapas de acompanhamento, envolvendo encontros em grupo, individuais, palestras com profissionais, exercícios dentre outros. “Não serão realizados testes vocacionais, a orientação profissional será em uma perspectiva de oferecer um norte para os alunos que estão se aproximando do processo de escolha de um curso superior no SISU. Vamos fazer análise de perfil, ver as identificações, potenciais, dificuldades, realizar entrevistas e trabalhar em grupo e individualmente”, disse Amanda.

O primeiro encontro do projeto ocorrerá em 29 de janeiro, às 16  horas, pelo link: https://meet.google.com/hqn-fedv-fmm Na ocasião a psicóloga do Campus floresta esclarecerá como ocorrerá o projeto de acompanhamento, o momento também terá caráter diagnóstico para identificar as expectativas dos participantes em relação à carreira e ao projeto, o que servirá de subsídio o planejamento das palestras e rodas de conversar com os profissionais das áreas profissionais de interesse dos alunos. Haverá ainda a participação da psicóloga Ana Paula Ferreira, convidada especialista em orientação profissional.

Amanda esclarece ainda que o objetivo da orientação profissional não é realizar a escolha da futura profissão pelo estudante, e sim fornecer à cada um todas as informações profissionais necessárias e as ferramentas para a reflexão individual sobre gostos e potencialidades, para que cada estudante possa realizar por si essa escolha, de forma mais consciente e orientada. “É algo muito amplo, nós não vamos fechar uma profissão para os alunos, vamos oferecer possibilidades de reflexão. Por que as vezes o aluno acha que quer determinado curso superior mas, não consegue observar o que o faz querer; esse processo vai ajudar a cada estudante se identificar em suas próprias escolhas. Não vou escolher a profissão de ninguém, mas posso indicar as áreas com as quais ele se identifica mais”, esclareceu a psicóloga.

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 3877-2825 / (87) 3877-1104