Estudantes participam do Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre

Este sábado (25) foi o dia dos estudantes que compõem a “Free Donkey Software Community” compartilharem experiências e conhecimentos. Sob a liderança do professor de Informática Lincoln Tavares, os graduandos de Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) e alunos do curso médio integrado em Informática do câmpus Floresta participaram do Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (Flisol). 

Estudantes trocaram experiências e conhecimentos no Flisol

O evento, que ocorre há onze anos, é organizado pelas comunidades locais de Software Livre, que promovem o seu uso e informam ao público em geral sobre a filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento. Nessas ocasiões, também são oferecidas oficinas de instalação gratuita para o público. Em Pernambuco, o evento ocorreu no Recife e foi realizado pelo Oxente Espaço Hacker, que tem sede na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Para os estudantes do câmpus Floresta, o Flisol possibilitou uma atualização sobre o assunto, por meio da troca de informações com profissionais experientes que se dedicam ao Software Livre. A perspectiva é enriquecer ainda mais o trabalho de extensão desenvolvido com a comunidade do Sertão de Itaparica.

Participar do Festival foi um momento de repensar a relação com a comunidade

De acordo com uma das lideranças da “Free Donkey Software Community” e graduanda em GTI, Maria Nazario, participar do Flisol foi um momento importante. “Estamos sempre em busca de conhecimento, queremos aprender com outras pessoas e foi o que aconteceu hoje. Um grande dia. Houve muita troca de informação, com pessoas experientes no assunto, e iremos levar conosco o que foi aprendido nesse momento para o público-alvo do nosso projeto de extensão”, enfatiza.


Com informações de Christiane Almeida