Abertas inscrições para 1º curso da língua indígena Yaahte, do povo Fulni-ô, realizado no IF Sertão-PE Campus Floresta

Estão abertas as inscrições para o 1º curso de língua indígena do IF Sertão-PE Campus Floresta, o curso "A Língua como Tear da Cultura - os Fulni-ô e o Yaahte", terá carga horária de 30 horas e tem por objetivo ensinar o básico da língua Yaahte através de temáticas diretamente ligadas ao povo Fulni-ô, único Povo Indígena em Pernambuco cuja comunidade domina e utiliza a língua materna de maneira fluente.

Serão tratadas temáticas como: Introdução ao Yaahte, interculturalidade, espiritualidade, natureza, dentre outros componentes. O curso e as inscrições são gratuitos, os interessados têm até o dia 05 de maio para preencher o formulário de inscrição on-line disponível em: https://forms.gle/S618BPDfCr41MKRu8. Para se inscrever é necessário ter concluído o Ensino Médio. O curso será realizado pela internet, com encontros virtuais via Google Meet, assim será necessário que o aluno tenha equipamento com acesso à internet.

As aulas serão ofertadas no turno da noite, das 19h às 22h, às terças e quintas-feiras, com início previsto para 18 de maio e término previsto para o dia 17 de junho de 2021. IF Sertão-PE Campus Floresta disponibiliza 40 vagas abertas para o público em geral. Para a inscrição será necessário o envio, pela internet, de documento de identidade com foto, comprovante de residência e comprovante de que possui o Ensino Médio Completo.

De acordo com o professor Eduardo Vergolino, organizador do curso, a relevância do evento está ligada intimamente com a quebra de estereótipos. "Conhecer uma cultura indígena, dentro da diversidade de Povos Indígenas existentes no Brasil deveria ser obrigatório para estudantes, professores e sociedade em geral, afinal, os Povos Indígenas foram parte atuante na construção desta sociedade. No que tange aos Fulni-ô, eles são o único Povo Indígena em Pernambuco que possuem sua língua materna fluente dentro da comunidade, inclusive com escolas bilíngue dentro da comunidade. Este curso irá oferecer não só o conhecimento básico da língua Yaahte, do Povo Fulni-ô, como também um conhecimento geral sobre o Povo Fulni-ô e suas relações com os mais diversos temas do curso", afirmou o docente.

Clique aqui e acesse o edital nº 04/2021.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4