Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Campus Floresta celebra 13° aniversário com festa e inaugurações

Celebrar uma história de sucesso! Essa foi a essência das comemorações de 13 anos do Campus Floresta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFsertãoPE). A festa foi realizada nesta quarta-feira, 21, e começou com música, ao ritmo do talento de estudantes, egressos e professores do Campus. Os estudantes acompanharam a apresentação e cantaram os hits embalados pelo grupo musical escolar.


Durante as comemorações, o Campus Floresta recebeu também as oficinas de empresas juniores e de internacionalização organizadas pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura do IFSertãoPE. Na oportunidade, os estudantes puderam conhecer o que é uma empresa júnior e o passo-a-passo para quem deseja estudar fora do país.
Para Adriel Freire, que é estudante do Ensino Médio Integrado em Agropecuária, a oficina de internacionalização o fez desenvolver planos envolvendo a possibilidade de ir para outro país. Para o estudante, o IFSertãoPE já mudou sua vida. “A gente pensa em sempre fazer alguma coisa diferente, né?! Sempre buscar o melhor para a gente. No IFSertãoPE é muito puxado, mas é muito bom também”, conta Freire.

Adriel (no centro) ampliou as possibilidades para atuação após se formar

Como Adriel, o Campus Floresta do IFSertãoPE já ajudou a transformar a realidade de muitos estudantes, desde 2009, quando foi implantado. A Diretora-Geral do campus, Rosineuman Soares, se diz privilegiada, por poder acompanhar o desenvolvimento da instituição e dos estudantes que passaram por ela. “Uma instituição que nasceu para promover a educação, para promover uma formação profissional para a comunidade de Floresta e região, e a gente poder acompanhar e participar dessa história contribuindo é o que nos motiva e nos alegra. É o que nos preenche de satisfação para vivenciar esse momento”, comemora Soares.
Hoje, o Campus Floresta conta com 8 cursos, nas modalidades Médio Integrado (Agropecuária, Informática), Subsequente (Agropecuária), Subsequente EaD (Manutenção e Suporte em Informática), Proeja (Administração), Superior (Gestão de Tecnologia da Informação e Licenciatura em Química) e Pós-Graduação (Educação Intercultural: Indígenas e Quilombolas). Além de Floresta, o Campus atende outros seis municípios da região: Belém do São Francisco, Carnaubeira da Penha, Itacuruba, Jatobá, Tacaratu e Petrolândia.
Para a Reitoria do IFSertãoPE, Leopoldina Veras, a transformação que a chegada do Campus Floresta promoveu no município e nas cidades circunvizinhas é ampla, impactando a economia, a realidade social e cultural do lugar. “Com o IFSertãoPE, essas comunidade têm a possibilidade de estar aqui em Floresta e ter acesso à educação com profissionais altamente qualificados, mestres, doutores, que trazem culturas de outras cidades e estados e isso vem contribuir para o crescimento da cidade e de todos que estão envolvidos”, destaca Veras.
E como uma boa festa de aniversário têm convidados especiais, no natalício do Campus Floresta, os estudantes da Escola Municipal Prefeito Francisco Ferraz Novaes participaram das comemorações. Para a gestora da escola, Érica Gomes, momentos como este é a oportunidade de apresentar aos estudantes novas possibilidades de futuro. “Momentos como esse são extremamente importantes. Nós somos vizinhos aqui do entorno, é um bairro periférico, é o maior bairro da cidade, mas sem grandes expectativas de geração de renda, de emprego. Agora, até quem não tinha pensado em fazer a inscrição no processo seletivo já está se motivando. Então, eu espero que eles venham mesmo”, enaltece Gomes.
O dia de celebração terminou com uma cerimônia oficial, com a participação de estudantes, professores, servidores e representantes da sociedade civil de Floresta. Durante o momento, foram assinadas as ordens de serviço para construção do refeitório do campus.

Celebrando o passado e projetando o futuro

Dentro das comemorações dos 13 anos, foram inaugurados dois novos equipamentos no Campus Floresta: a Fábrica de Ideias e o Centro de Línguas. A Fábrica de Ideias é um laboratório de criação pautado na filosofia maker, em que os estudantes aprenderão fazendo. Já o Centro de Línguas é um laboratório em que os alunos poderão fazer atividades de linguagens utilizando diversos recursos. “A intenção é trazer os alunos, para que eles se sintam bem com o idioma, ofertando outras atividades além dos cursos regulares, que a gente quer ofertar. Então, a proposta é que o Laboratório de Línguas acolha um clube de leitura e de conversação em inglês e espanhol”, explica o professor João Paulo Morais.

Para a Diretora-Geral do Campus Floresta, Rosineuman Soares, os dois novos equipamentos vão potencializar a pesquisa e a extensão na instituição. Para Soares, o principal desafio para os próximos anos no Campus Floresta é a ampliação de cursos. “Os desafios que estão por vir são na questão da oferta de novos cursos, que vai impactar na questão do espaço físico, que a gente lida hoje com certas limitações. Mas os desafios estão aí para a gente enfrenta-los, para a gente superar e provar que é capaz de conquistar cada vez mais”, conclui Soares.

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 99635-0001 / (87) 99635-0005