Campus Floresta promove mostra cultural sobre língua e culturas hispânicas

Nas últimas quinta (19) e sexta-feira (20), o campus Floresta do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) realizou a segunda edição da Semana de lengua y culturas hispánicas, mostra cultural interdisciplinar promovida pelos estudantes dos cursos médios integrados em Agropecuária e Informática, envolvendo as disciplinas de Espanhol e Sociologia. Nos dois dias do evento, as apresentações dos jovens artistas conquistaram a atenção da plateia pela criatividade e performance em cena.

 

A língua e a cultura hispânicas foram vivenciadas de forma criativa pelos estudantes

Durante a mostra, cada turma participante teve o grande desafio de encenar momentos históricos ou interpretar personagens marcantes da cultura hispânica mantendo a pronúncia bem afiada e, ao mesmo tempo, de forma criativa e envolvente. Assim, o auditório do campus Floresta não apenas se tornou palco da colonização espanhola na América, da Revolução Cubana e da Ditadura Militar Argentina, como ainda recebeu a “visita” de Ernesto Che Guevara, Fidel Castro e até do Chapolim Colorado, famoso personagem do seriado mexicano que leva o seu nome.

A mostra contou com a participação das turmas do ensino médio integrado em Agropecuária e Informática

De acordo com o idealizador do evento e professor de Espanhol, João Paulo Moraes, a proposta é estudar a língua espanhola em seus diversos aspectos linguístico-culturais. “Através das apresentações dos alunos, conseguimos trabalhar a variação linguística do Espanhol; língua, história e sociedade; língua e relações de poder; língua e humor, entre outros”, esclarece o professor.

Com informações de Christiane Almeida