Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Projeto sobre a Biodiversidade da Caatinga vence o prêmio Sustenta Caatinga 2015 

Um projeto desenvolvido pelo campus Floresta do IF Sertão-PE, coordenado pela professora Maria Aparecida de Sá e que conta com a participação das estudantes Mariana Gomes, Júlia Maria de Sá e Gabriel Vinicius Novaes, foi o grande vencedor do Prêmio Sustenta Caatinga 2015. Intitulado "Software sobre a Biodiversidade do Bioma Caatinga", a iniciativa organizou um software interativo contendo informações sobre a Caatinga, para servir de ferramenta ao professor e suporte para o aluno do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Entre os 15 projetos premiados e convidados a apresentar boas práticas de sustentabilidade no semiárido durante a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Jepex), ocorrida entre os dias 1º e 3 de dezembro, o projeto do campus Floresta ficou em 1º lugar. Com esse reconhecimento, foi indicado para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que será realizada em março de 2016. Todos os 15 trabalhos farão parte de um livro, com tiragem de 500 exemplares e distribuição gratuita.

De acordo com a professora Maria Aparecida de Sá, o software foi o produto final da sua pesquisa de Mestrado em Tecnologia Ambiental, ministrado pelo ITEP em parceria com o IF Sertão-PE. "Contei com a colaboração de Alisson Siqueira na montagem do aplicativo e neste mesmo período submeti projetos PIBIC JR. em 2013 intitulado 'Aceitabilidade dos Professores das Escolas de Floresta-PE na utilização de um Software sobre o Bioma Caatinga como ferramenta interativa' com os bolsistas Gabriel e Mariana, merecendo a 2ª colocação na Jince 2014", explica ela. 

Na Jince 2015, o projeto "Vivenciando a Educação Ambiental nas Escolas Públicas de Floresta-PE", apoiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) e que conta com a bolsista Júlia, recebeu láurea. "Os bolsistas, juntamente comigo, fizemos pesquisas sobre fauna e flora da Caatinga e Unidades de Conservação deste Bioma. Foram colocadas 50 espécies da flora e 50 espécie da fauna, organizada em um banco de dados que em seguida foram inseridas no software", destaca a professora Maria Aparecida.

O Prêmio Sustenta Caatinga 2015 é uma iniciativa da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com financiamento do CNPq/Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 3877-2825 / (87) 3877-1104