Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

“IF Sertão-PE entre Diálogos” promove troca de experiências no campus Floresta

O campus Floresta do IF Sertão-PE sediou, na última sexta-feira (18), o evento “IF Sertão-PE entre Diálogos”, que teve como objetivo realizar uma prestação de contas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) no campus e no Centro de Referência de Petrolândia. O evento visou também apresentar aos parceiros demandantes os resultados das parcerias locais – vagas e matrículas do período 2012 a 2014, além de apresentar a execução atual da oferta para 2015, fortalecer a política de relacionamento existente nos pontos de presença institucional, ouvir os relatos dos municípios parceiros sobre os resultados dos cursos ofertados em suas localidades e dar oportunidades para discentes e egressos exporem os seus depoimentos sobre o programa.

Além da direção do campus e coordenação do Pronatec em Floresta e Petrolândia, participaram do evento autoridades municipais de Floresta, Itacuruba, Carnaubeira da Penha e Tacaratu, além de Diretores de Escolas, alunos e egressos do Programa. O coordenador adjunto do Pronatec no campus Floresta, Cassiano Henrique, falou sobre como se iniciaram as ações do Pronatec no IF Sertão-PE e como foi a evolução das ações em toda a região entre os anos de 2012 a 2015. Em seguida, o coordenador adjunto do Centro de Referência de Petrolândia, Fernando César, falou sobre as ações da unidade e sua atuação no sertão pernambucano, lembrando que o Programa foi a força motriz para as ações de extensão do Instituto nos últimos anos.

Parte da equipe que participou do evento

O egresso do Curso Técnico em Informática, Caio Endson de Souza, afirmou que o Pronatec lhe trouxe uma nova visão de futuro. ”Quando terminei o Ensino Médio eu não sabia exatamente o que fazer da minha vida, não tinha muitas expectativas e o Pronatec me trouxe uma oportunidade não só de fazer um Curso Técnico Profissionalizante, mas também passar a ter outra visão. Ainda cursando o último módulo do curso consegui entrar na graduação em Gestão em Tecnologia da Informação e tenho muito orgulho de dizer que fui aluno do Programa”, revela. A discente do Curso Técnico Subsequente em Multimeios Didáticos, Josilaine Silva, disse que o Programa lhe trouxe a oportunidade de profissionalização. ”Sempre me identifiquei com cursos na área da educação e área social. Fui aluna de Magistério, quando terminei o Ensino Médio quis aprofundar meus conhecimentos e surgiu esta oportunidade. O curso tem me trazido muitas experiências e aprendizado”, avalia.

A diretora-geral do campus Floresta, Vera Filha, destacou que este momento de diálogo com os municípios e as equipes envolvidas engrandece a Instituição, sendo essencial a troca de experiência entre os autores dessa empreitada de sucesso que é Pronatec no IF Sertão-PE. Em seguida, foram relatadas experiências dos representantes de cada município participante. Todos os parceiros reforçaram também as parcerias firmadas e deixaram o interesse em ampliar os apoios às ações de capacitações do Pronatec que vem inserindo renda nos municípios da região, tanto com as bolsas dos alunos quanto com as bolsas dos professores e equipes administrativas. “Gostaríamos de ver a atuação do programa cada vez mais forte na nossa região”, afirmou o Secretário de Educação de Itacuruba, Adriano João.

Vera Filha destacou que o evento engrandeceu a instituição

Finalizando o evento, Cassiano Henrique agradeceu a confiança de todos os envolvidos no programa desde 2012, fazendo um agradecimento especial a toda a equipe gestora envolvida, aos docentes e aos discentes. Ainda explanou sobre o desejo de continuar as parcerias com os parceiros demandantes e destacou a importância do Pronatec para que se possa levar uma educação pública e de qualidade a comunidades que antes não tinham acesso aos benefícios que a atuação do Instituto Federal pode trazer.

*Com informações de Cassiano Henrique

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 3877-2825 / (87) 3877-1104