Estudantes de Gestão de Tecnologia da Informação visitam empresas no Vale do São Francisco

Na última sexta-feira (1) e sábado (2), estudantes do curso de Gestão de Tecnologia da Informação do campus Floresta do IF Sertão-PE realizaram uma visita técnica a diversas empresas no Vale do São Francisco. A atividade fez parte das disciplinas Projetos I, ministrada pelo professor Júnior Cavalcante, e Comportamento Organizacional, ministrada pela professora Elis Magalhães. O objetivo foi proporcionar aos alunos a vivência prática dos conteúdos apreendidos em sala de aula.

No primeiro dia de visitas, os alunos conheceram toda a estrutura do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e da Incubadora do Semiárido (ISA), localizados no campus Petrolina do IF Sertão-PE. Alessandra Sá, coordenadora do NIT, e demais funcionários do setor explicaram o roteiro de desenvolvimento dos projetos. Em seguida, os discentes conheceram a Empresa Júnior da Univasf, e as tecnologias utilizadas pela empresa Softrio. Na ocasião, foi proferida uma palestra sobre Sucesso Profissional na área de TI pelo proprietário Glecio Rodrigues.

Conhecer as empresas foi uma oportunidade de ver na prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula

No sábado, os alunos conheceram a AcquaZero, uma rede de franquias especializada em Limpeza Ecológica e Estética Automotiva. A AcquaZero utiliza 300 ml de água para a limpeza completa de um carro, que utiliza produtos biodegradáveis em todos os serviços oferecidos. Finalizando a visita, os alunos conheceram as tecnologias do Juá Garden Shopping apresentadas por Ronaldo Cunha, entre elas o sistema de ar condicionado inteligente, que adéqua a velocidade dos ventiladores de renovação de ar à quantidade de pessoas dentro da edificação, apresentado pelo engenheiro Mecânico João Monteiro.

Na AcquaZero, os estudantes conheceram uma empresa que utiliza produtos biodegradáveis

Através dos conhecimentos e experiências repassados pelos profissionais das cinco empresas visitadas, foi possível fazer uma ligação entre a teoria e a prática, o que resultou em ganhos imensuráveis para a formação profissional dos discentes. Foi possível perceber a grande interação dos estudantes no contexto de análise e aprendizagem, em que  as diversas  perguntas formuladas foram prontamente respondidas pelos profissionais da área.

Para alguns estudantes, foi a primeira oportunidade de conhecer um shopping center

Durante a atividade extraclasse, os estudantes tiveram acesso a procedimentos relativos a planejamento e gerenciamento de TI. Na visita, os alunos ainda conheceram a política ambiental e de segurança da obra, além de visualizarem  na prática assuntos referentes à comportamento organizacional e gestão de projetos.

A partir dos intercâmbios feitos, os estudantes pretendem formar uma Empresa Júnior

De acordo com o estudante de GTI do campus Floresta, Fabio Lima, a visita técnica foi muito proveitosa. “Conhecemos sistemas de segurança dos quais vivenciamos a parte teórica na sala de aula, mas que faltava a vivência prática para completarmos nosso conhecimento. Voltamos com a ideia de formamos uma Empresa Júnior do curso de Gestão da Tecnologia da Informação”, destacou ele.

Com informações de Júnior Cavalcante

Campus Floresta