Bullying foi tema de debate em evento no campus Floresta

O auditório do Campus Floresta do IF Sertão-PE ficou lotado durante as duas primeiras sessões do Ciclo de Cinema “Bullying, é hora de tomar uma atitude!”, realizadas na manhã e tarde do dia 30 de  maio. Ao todo mais de 130 alunos participaram do evento desenvolvido dentro do Programa da Coordenação de Políticas de Assistência ao Educando do Campus Floresta.No período da manhã estiveram presentes as turmas do 1º e 3º ano do Ensino Médio integrado em Agropecuária, à tarde foi a vez das turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio integrado em Agropecuária, 4º ano de Informática, e uma turma do curso superior de licenciatura em Química.

A dinâmica do cine debate estimulou a participação dos alunos

Os alunos foram recebidos no auditório durante a exibição de vídeos curta metragem com depoimentos de pessoas contando os casos de bullying vivenciados e as ferramentas escolhida para superar as provocações. Na sequência, o professor de filosofia Wegino Santos, e o Psicólogo do campus Yuri Dias realizaram uma apresentação para explicar a origem do termo bullying e seu conceito e implicações.

De acordo com o professor Wegino Santos, o termo bullying teve origem na palavra inglesa "bully", que significa valentão, ou brigão. Desta forma o bullying seria caracterizado por agressões intencionais verbais ou físicas realizadas de maneira repetitiva contra uma ou mais pessoas. Ainda segundo o docente é essencial o trabalho desta temática em uma instituição de ensino. “Trabalhar a temática é cooperar com a tomada de consciência do respeito em sala de aula, e trabalhar com respeito ajuda no ensino. É um aprendizado para ser usado além da escola, essencial para os processos éticos e morais na condução da vivência em sociedade”, afirmou Wegino.

O conceito de bullying e suas tipologias fizeram parte da apresentação realizada pelo professor Wegino e o psicólogo Yuri.

Após a apresentação dos conceitos e dados estatísticos sobre o bullying houve a exibição do primeiro episódio de um seriado que trata inteiramente sobre a temática. O psicólogo Yuri Dias destaca que a compreensão das consequências do bullying na fase da juventude também pode evitar atitudes de assédio moral nas futuras relações sociais e profissionais dos alunos. “A importância dessa discussão na escola está em estimular que o aluno aprenda a respeitar o próximo, a ter atitudes de cidadania e busque superar as adversidades, enfim, que adquira habilidades sociais para a vida futura”, explicou Dias.

Com contexto contemporâneo os vídeos exibidos conquistaram a atenção dos jovens

Para finalizar a atividade uma simples bola de papel, composta de folhas nas quais haviam perguntas sobre as opiniões a respeito da temática, foi o instrumento utilizado em uma dinâmica que permitiu uma reflexão sobre a história apresentada no vídeo, e sobre o contexto do bullying na vida de cada participante, bem como suas opiniões. Arremessando a bola de papel um aluno passou ao outro a oportunidade de ler uma pergunta e emitir sua opinião e ,assim, cada questionamento gerou um debate com a participação e interesse dos alunos.

Perguntada sobre como se reconhece uma pessoa que sofre bullying a aluna Tamy Beatriz, do 3º ano do Ensino Médio Integrado em Agropecuária revelou um importante aprendizado do dia: “ Um aluno que sofre bullying pode ser reconhecido pelo processo de marginalização, o aluno se sente excluso como parte da sociedade, logo ele se isola, se deprime, e isso pode levar à graves consequências. Então, depois dessa discussão, entendo que é importante não apenas esperar que o colega procure ajuda, mas cada um de nós pode procurar ajuda do professor ou do psicólogo quando perceber que um colega é vítima de bullying. Todos podemos ajudar!”.

A dinâmica com a bola de papel motivou o diálogo e expressão dos pensamentos e sentimentos dos alunos em relação à temática do bullying.

Ao fim do evento a aluna Dayane Ramalho, do 3º ano do Ensino Médio Integrado em Agropecuária, elogiou a forma como a temática foi tratada. “Achei essa forma de apresentar o conteúdo bem mais interessante, de maneira interativa e com a dinâmica que motivou o diálogo até entre turmas diferentes dentro do auditório, talvez se fosse de outra forma poderia ser que ninguém prestasse atenção ou participasse de verdade” afirmou a discente. “E como sabemos do aumento de registros de casos graves gerados pelo bullying em outras escolas, o momento foi importante para que todos saibam que sempre existe uma solução”, complementou a colega de turma Ana Paula.

A próxima sessão do Ciclo de Cinema “Bullying, é hora de tomar uma atitude!” ocorre amanhã, 31, às 13h45, no auditório do Campus Floresta do IF Sertão-PE.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4