Professor do Campus Floresta colabora em livro sobre ensino da língua espanhola

O professor de língua espanhola do Campus Floresta do IF Sertão-PE, João Paulo Moraes Lima dos Santos, mestre em espanhol, foi o representante do instituto na obra “Ensino de espanhol nos Institutos Federais: cenário nacional e experiências didáticas”, organizado pelo professor Antonio Ferreira da Silva Júnior, do Cefet/RJ.

Professor João Paulo (à esquerda) representou o IF Sertão-PE em encontro nacional de docentes da língua espanhola.

A coletania foi lançada no dia 1º de junho durante o “Simpósio de ensino de espanhol para professores da rede federal”, que ocorreu no CEFET-RJ. A obra reúne 43 artigos que apresentam o histórico do ensino da língua espanhola e práticas e metodologias de ensino aplicadas pelos autores, nos Institutos Federais.

O docente do Campus Floresta, João Paulo, foi o responsável pelo capítulo 40 da obra, intitulado “oralidade no ensino da língua espanhola”, no qual apresenta a importância da pronúncia no ensino da língua estrangeira e atividades aplicadas por ele para o desenvolvimento do aprendizado com a prática da oralidade”. De acordo com o professor, em sua pesquisa ação que resultou no capítulo publicado, foi observado resultados positivos advindos das atividades com foco em oralidade, que geraram maior motivação dos alunos no aprendizado.

Docentes de todo o país participaram do simpósio de ensino do espanhol.

Durante o Simpósio o principal tema discutido pelos professores de espanhol de todo o país foi manutenção do ensino do espanhol na rede, especialmente após a aprovação da reforma do Ensino Médio. Para o professor João Paulo a realização do Simpósio com as discussões realizadas, e a publicação do livro, tem especial significado. “Nesse momento de incerteza sobre o ensino, com discussões sobre a retirada do espanhol nos currículos do ensino médio no Brasil, o Simpósio e a publicação do livro são de grande importância para o fortalecimento do ensino do idioma no nosso país”, afirmou o docente.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4