Alunos do Campus Floresta do IF Sertão-PE criam primeiros sites de e-commerce da cidade

O e-commerce, ou comércio eletrônico, é um tipo de transação comercial realizado inteiramente por meio de um componente eletrônico, como computador, smartphone, tablet, dentre outros, área cada vez mais relevante da área da Tecnologia da Informação. Pensando nisso alunos do 6º período do curso superior de Gestão da Tecnologia da Informação do Campus Floresta do IF Sertão-PE, desenvolveram os dois primeiros sites de e-commerce da cidade e apresentaram o passo a passo da criação, bem como o resultado final, em evento realizado no último dia 3, no auditório do Campus Floresta.

Para os alunos o investimento em e-commerce representa potencial de desenvolvimento para a economia local.

Os projetos fizeram parte da disciplina Negócios Eletrônicos, foram lançadas duas lojas virtuais, um site para uma loja de tortas finas e buffet, e o segundo para uma loja de vendas de variedades do ramo da beleza. De acordo com o professor Severino Paiva, o objetivo foi capacitar os alunos a implementarem e gerenciarem negócios nessa nova fronteira econômica.

Equipe responsável pela criação da loja de variedades.

Nos dois sites criados pelos alunos houve a preocupação em aspectos de planejamento como análise do mercado local, estudos dos concorrentes das empresas, estudo dos fornecedores das empresas, plano de marketing, projeção de venda das empresas via e-commerce, plano financeiro, métricas, dentre outros. Além disso foi dedicada especial atenção à aparência das lojas virtuais, facilidade da navegabilidade no site, informações disponibilizadas para os clientes, qualidade das imagens dos produtos e facilidade para compra e pagamento, tudo online.

No evento foram apresentados as etapas percorridoa para criação das lojas virtuais.

Para visitar as duas lojas virtuais criadas pelos alunos do Campus Floresta do IF Sertão-PE clique aqui, e também aqui.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4