Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Mesa redonda abriu a Semana da Inclusão no Campus Floresta do IF Sertão-PE

Na última segunda-feira (21) teve início no campus Floresta do IF Sertão-PE a 2ª Semana da Inclusão. “Vivenciando as diferenças”, foi o tema do evento e da mesa redonda de abertura que reuniu Aline Ferreira Lima, Coordenadora na Secretaria Municipal Especial; Ruben Sabin de Lima Jr., Professor da Escola Emanoel Colégio e Curso; e Joaquina Maria de Souza, Professora de Atendimento Educacional Especializado da Escola Major João Novaes para discutir as experiências realizadas na rede de ensino de Floresta para incluir os alunos com necessidades específicas.

Professora do campus Floresta, que possui deficiência auditiva, realizou a abertura do evento utilizando a Língua Brasileira de Sinais dando exemplo de como a inclusão gera frutos positivos para os cidadãos.

O professor Ruben Júnior falou sobre acessibilidade e inclusão dando ênfase na importância da comunicação com o aluno surdo para inclui-lo de forma eficiente nas dinâmicas escolares. O professor lançou um questionamento interessante, “o primeiro idioma oficial do Brasil é o português, o segundo é a Língua Brasileira de Sinais, e por que as pessoas fazem curso de inglês, espanhol e não buscam antes aprender a segunda língua oficial do país?”.

Já Aline Lima, responsável pela educação especial na rede municipal de ensino de Floresta, falou sobre as ações realizadas, como por exemplo as 8 salas de recursos especiais instaladas em escolas municipais, que são ambientes adaptados para auxiliar indivíduos com uma ou mais deficiências preparando-os para desenvolver habilidades e utilizar instrumentos de apoio, que facilitam o aprendizado nas aulas regulares.

De acordo com Aline existem atualmente no município 102 atendidas pelas salas de recursos, são pessoas com algum transtorno global de desenvolvimento (TGD), retardo mental, deficiência auditiva e deficiência visual.

Profissionais de ensino de Floresta apresentaram as ações de ensino inclusivo desenvolvidas na cidade.

A professora Joaquina de Souza é um dos profissionais qualificados que realizam atendimento nas salas de recursos em Floresta, voltadas para o atendimento educacional especializado. Em sua fala a professora ressaltou as metodologias de trabalho aplicadas nas salas de recursos para auxiliar na aprendizagem das crianças e adolescentes, para ela “a inclusão pressupõe diversidade, aceitação, valorização e compromisso”. A programação da semana da inclusão no campus Floresta do IF Sertão-PE se estendeu ainda pelos dias 22 e 23 de agosto com minicursos, e ações inclusivas, apresentação de metodologias de ensino inclusivas e ações de vivência das diferenças. 

O auditório do campus Floresta ficou lotado na abertura da 2ª Semana da Inclusão.

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 99635-0001 / (87) 99635-0005