Comissão debate reformulação do ensino médio integrado ao técnico no campus Floresta do IF Sertão-PE

Aconteceu na tarde de ontem (14), a reunião da comissão de reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos do ensino médio integrado do campus Floresta do IF Sertão-PE. A principal novidade dessa comissão é a realização do estudo de viabilidade para que os cursos técnicos, no campus, deixem de ter a duração de 4 anos e possam ser concluídos em 3 anos, nas turmas futuras.

Representantes do setor pedagógico, da coordenação de apoio ao estudante, e professores da área propedêutica e técnica formam a comissão

Formada por servidores diretamente ligados ao Departamento de Ensino, a comissão iniciou a fase técnica-pedagógica do estudo de viabilidade para a mudança. De acordo com o presidente da comissão, professor Robson Araújo, “serão formados subgrupos que produzirão, a partir das matrizes produzidas, estudos de viabilidade e relatórios que serão utilizados no processo de reformulação dos ppc's”.

Os subgrupos formados concentrarão o estudo de viabilidade nas temáticas: estrutura física, questões pedagógicas, controle acadêmico, assistência ao aluno, e carga horária docente. Ainda de acordo com o professor Robson, em 2017 foi realizada uma pesquisa com os atuais alunos do ensino médio para mensurar os possíveis avanços com a realização do curso técnico integrado ao médio em 3 anos.

A comissão se reunirá na próxima semana para dar continuidade aos debate das propostas

Durante a reunião foram discutidas questões legais, possíveis barreiras à mudança, os aspectos positivos para a instituição e alunos, e as vertentes que podem ser seguidas para a implementação da ideia como, por exemplo, a possibilidade da semestralização das disciplinas, a fim de diminuir a carga horária e o número de disciplinas simultâneas cursadas por cada estudante. A comissão continuará a se reunir e discutir os dados levantados pelos subgrupos a fim de estabelecer se é possível e interessante a diminuição da duração dos cursos no campus.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4