Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Atletas do campus Floresta conquistam 21 medalhas nos Jogos Intercampi 2018

Entre os dias 9 e 10 de agosto uma delegação de 66 atletas do campus Floresta participaram da primeira edição dos Jogos Intercampi do IF Sertão-PE. O evento, que aconteceu no campus Petrolina, teve como objetivo promover o desporto e incentivar a sociabilização entre a comunidade interna da instituição.

 Para os professores de educação física que acompanharam e treinaram as equipes do campus o saldo da participação na competição foi positivo. “Os resultados foram ótimos, fomos a delegação com maior número de vitórias e segunda maior delegação a participar dos jogos”, comentou Renata Galvão. “Tivemos muita conquista tanto nas modalidades coletivas como individuais, tivemos um ouro no xadrez, e uma prata no xadrez feminino, um ouro no atletismo com a corrida de 800 metros e oito pratas nas demais provas. Nas modalidades coletivas conquistamos medalhas de ouro no vôlei de praia feminino, handebol feminino e handebol masculino”, completou o professor Demétrius Caldas. Ainda de acordo com os professores a atuação dos alunos Paulo Xavier, Jéferson Carvalho e Vinícius, que atuaram como colaboradores nas modalidades futsal e vôlei, foi essencial para os bons resultados das equipes. 

Além de incentivar o desporto os Jogos Intercampi também serviram como uma seletiva para as equipes e atletas que vão compor a delegação que representará o IF Sertão-PE na etapa Nordeste do Jogos dos Institutos Federais – JIFs, que acontecerá na cidade de Natal-RN, na primeira semana do mês de setembro. As equipes dos esportes coletivos terão como base as equipes vencedoras dos Jogos Intercampi em cada uma das modalidades, mescladas com atletas destaque dos demais campi.

Professores Renata, Demétrius e atletas medalhistas de ouro do Handebol Feminino

As equipes e atletas individuais do campus Floresta garantiram 5 medalhas de ouro nos Jogos Intercampi, além da classificação para a etapa nordeste dos JIFs. Os alunos que conquistaram a medalha de prata nas modalidades individuais e que atingiram o índice mínimo também estão classificados para a competição regional. Para o aluno Fredson Rosa de Menezes, medalha de ouro no atletismo corrida de 800m, a organização do evento foi elogiável. “O diferencial foi a organização, tivemos mais modalidades e mais atletas participando, essa nova pegada do Intercampi dá mais motivação. A seleção no formato de copa, como foi no Intercampi, desperta mais vontade. Você ganha uma medalha hoje, você vai querer ganhar outra amanhã”. 

Jogos dos Institutos Federais

Para os JIFs 2018as expectativas de Fredson são as melhores possíveis, “de acordo com o que estou treinando espero trazer uma medalha pro meu campus, trazer orgulho pro meu Instituto, por isso estou treinando todas as noites. Meu slogan deste ano é ser um atleta modelo, que seria um atleta focado no que ele vai competir, estou focado em competir o mais limpo possível”, afirmou Fredson.

Segundo Fredson, aluno do campus Floresta, em 2018 a delegação do IF Sertão-PE está muito motivada para participar dos JIFs

Os professores também esperam vivências positivas para os atletas do campus Floresta “eles observam as experiências de outros, o treinamento de outros atletas, e a gente também conversa com outros professores e troca muita informação sobre o que tem de ponta em relação a algumas modalidades e treinamentos, a gente também faz esse intercâmbio”, afirmou Demetrius

De acordo com Renata Galvão os alunos aproveitam e gostam de participar dos JIFS. “Também são criados laços de amizade, e a questão do lazer também é importante, eles vivenciam os momentos de competição e de confraternização; até durante a torcida eles conhecem outras pessoas”. Fredson, que vai participar da competição pela segunda vez, concorda com a professora, “tem a questão da interação, eu fiz vários amigos ano passado, tenho amigo do Rio Grande do Norte, Maranhão, Bahia, Paraíba. Os JIFS são uma ótima oportunidade pra confraternizar com os atletas dos outros Institutos Federais, além da questão do esporte, graças ao JIFS hoje posso dizer que eu amo o atletismo, eu não tenho preguiça de treinar, de me dedicar, eu me encontrei no atletismo”, finaliza Fredson.

Faltando 20 dias para a competição o foco agora é na concentração e autoavaliação dos atletas, “nesse período vamos refletir sobre os erros que aconteceram e tentar corrigi-los, pois agora é um pouco complicado treinar técnicas novas”, afirmou a professora Renata Galvão. “É o momento de tornar as equipes mais coesas ainda, com espírito de coletividade e de respeito na competição;  aumentar a interação nas modalidades coletivas e intensificar o foco nas modalidades individuais, rever o tempo de cada um, refazer o tempo, correr atrás”, disse o professor Demétrius.

Confira abaixo o desempenho das equipes de Floresta nos Jogos Intercampi do IF Sertão-PE

MODALIDADES COLETIVAS:

Voleibol:

Masculino: 3º lugar

Feminino: 1º lugar

Handebol:

Masculino: 1º lugar

Feminino: 1º lugar

Futsal: 

Masculino:2º lugar

Feminino:  2º lugar

Vôlei de Areia:

Masculino: 2º lugar

Feminino: 1º lugar

 

 

MODALIDADE INDIVIDUAIS:

Xadrez:

Masculino: 

1º Max Jockesi 

Feminino: 

2º Joyce Conceição 

 

Tênis de Mesa:

Masculino:

3ºGabriel Henrique 

 

Atletismo: 

Prova: 5000m 

2º Matheus Henrique 

 

Prova: 4x100m masculino

2º colocado 

Fernando Luiz / Cicero José / Everton Daniel / Wagner Lucas

 

Prova: Salto em distância 

2º Renata da Silva

 

Prova: Dardo 

3º Everton Daniel 

 

Prova: Arremeço de Peso 

2º Steven Alves 

 

Prova: 100m masculino

2º Fernando Luiz  

 

Prova: 100m feminino: 

2º Alicia Iris 

 

Prova: 200m feminino

2º Alicia Iris 

 

Prova: 400m masculino

2º Fabrício Gomes 

Prova: 800m masculino

1º Fredson Rosa 

 

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 3877-2825 / (87) 3877-1104