Projeto realizado no Campus Floresta orienta condutores de carroça sobre organização e trato com animais

No último dia 18 aconteceu no campus Floresta do IF Sertão-PE a finalização do Projeto Carroceiros II, do Programa Institucional de Projetos e Bolsas de Extensão – Pipbex, que teve como objetivos ajudar e orientar os carroceiros atuantes em Floresta a cerca de questões importantes para a profissão como o trato com os animais, e as regras de trânsito para carroça (que são as mesmas empregadas para bicicletas), além de propor a criação de uma Associação de condutores de carroça.

Condutores de carroça de Floresta participaram do projeto em três encontros e ficaram entusiasmados com a iniciativa

Foram realizados 3 encontros com os 15 profissionais que demonstraram bastante interesse pelo projeto, na primeira reunião os carroceiros conheceram o projeto e objetivos propostos pela professora Rosângela. No segundo encontro houve o diálogo entre carroceiros e antropólogos além de uma ação que reuniu professores e estudantes do campus Floresta para realização de cuidados e vermifugação dos animais pertencentes aos carroceiros, além de instruções específicas para cada profissional.

Servidora do campus Floresta aplicando medicação para os animais

No último encontro os condutores de carroça trouxeram ao campus Floresta os filhos e dependentes para momento de lazer organizado pelos bolsistas do projeto. Além disso a última reunião foi momento de planejamento para criação do Grupo de Carroceiros de Floresta, uma vez que devido trâmites burocráticos que, no momento não podem ser cumpridos pelos profissionais, não haverá a criação da associação proposta inicialmente. Para os bolsistas o do projeto o saldo foi positivo “ os carroceiros se interessaram, perguntaram muito e queria a criação da associação, mas agora eles mesmos estão se organizando para dar continuidade ao grupo, com apoio do campus Floresta cedendo o espaço para as reuniões semestrais’, disse Antony Lisboa.

Parte do grupo de carroceiros e dependentes, alunos bolsistas e servidores do campus durante último encontro do projeto

“O grupo será importante, após a criação do grupo haverá vários benefícios como manutenção da união, busca para garantia de direitos, e reconhecimento da profissão e conscientização perante a sociedade. Nós e a professora continuaremos nos reunindo com eles, mesmo após o término do projeto, como um trabalho voluntário”, afirmou Fredson Rosa.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4