Campus Floresta do IF Sertão-PE realizou V Mostra Técnica e Científica

No dia 10 de outubro aconteceu a V Mostra Técnica e Científica do campus Floresta do IF Sertão-PE com apresentação de projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelos discentes do ensino médio e superior, sob orientação de docentes do campus. Durante manhã, tarde e noite o campus recebeu público interno e alunos visitantes das escolas públicas de Floresta que puderam conhecer os trabalhos investigativos, propostas de inovações para a sociedade, e projetos tecnológicos; além de ter contato com experimentos científicos, jogos, e robótica.

Equipamentos dos laboratórios ganham os corredores da escola e foram apresentados aos visitantes

A Mostra contou com apresentações nas mais diversas áreas como tecnologia, práticas pedagógicas, biologia, agropecuária, agricultura, matemática, nanotecnologia, história, saúde e empreendedorismo, dentre outras. As atividades da Mostra foram divididas em apresentações orais,  na qual cada aluno teve 15 minutos para demonstrar a relevância e resultados das atividades realizadas; e apresentações em banner, destinadas a alunos cujas pesquisas ainda estão em processo inicial.

De acordo com o professor Deivd Porto, membro da comissão organizadora do evento, a Mostra Técnica e Científica também tem por missão aproximar a ciência e a pesquisa da comunidade “o evento incentiva os alunos a se apresentarem, divulgar o que estão produzindo e mostrar para a sociedade local o que a gente desenvolve aqui no IF Sertão-PE, mostrar para a comunidade que temos vida aqui dentro”, afirmou Porto.

A exposição de robótica da Academia Hacktown prendeu a atenção dos visitantes

Foram apresentados mais de 58 trabalhos e os melhores de cada categoria foram agraciados com menção honrosa. Dentre os trabalhos apresentados muitos têm aplicabilidade prática no dia-a-dia da população como Agricultura familiar e sistemas de cultivo de 3 clones de palma forrageira; DUPPA- dispositivo eletrônico emissor de ondas ultrassônicas voltado para redução de acidentes automobilisticos envolvendo animais nas rodovias brasileiras; Fábrica escola de laboratório de realidade virtual; Empreendedorismo- gerenciamento eficaz e capacitação de microempreendedores e empreendedores autônomos; Projeto carroceiro- a importância do bem-estar animal na rotina do trabalho; unidade produtiva de biogás e energia.

O turno matutino foi dedicado às apresentações orais sobre resultados dos trabalhos de pesquisa e extensão que estão em fase de finalização

No período noturno a programação contou com apresentações de projeto de ensino dos cursos de licenciatura em química; casos de sucesso de alunos egressos do curso de Gestão da tecnologia da Informação e, ainda, roda de conversa com os servidores técnicos administrativos do campus Floresta sobre gestão e atividades na administração.

Jogos educativos também fizeram parte da programação

Para o professor Leon Lima a Mostra Técnica e Científica tem papel relevante na formação dos alunos para as diversas práticas da ciência, dentre elas a participação em eventos de divulgação científica. “O evento também tem como objetivo treinar os alunos para a Jornada de Iniciação Científica e Extensão – JINCE que reúne todas as pesquisas realizadas nos campi do IF Sertão-PE, além de quebrar o nervosismo dos alunos quando forem apresentar fora da instituição em eventos científicos”, disse León Lima.

No período da tarde os banner tomaram os corredores do campus para apresentar os trabalhos que estão em fase inicial, ou sendo reconduzidos

Os trabalhos que foram apresentados fazem parte dos projetos de Iniciação Científica PIBIC e PIBIC Jr. , Projetos de Inovação Tecnológica PIBIT IF Sertão-PE e PIBIT CNPQ; e Programa Institucional de Projetos e Bolsas de Extensão -PIpBEX Técnico e Superior.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4