Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Alunos expõem sementes produzidas na Fazenda Escola em Feira de Sementes Crioulas

Alunos do 3º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária do campus Floresta do IF Sertão-PE participaram, no último dia 23, da 5ª Feira de Sementes Crioulas do Agreste Meridional de Pernambuco, realizada em Garanhuns-PE. Na ocasião os discentes participaram da exposição com sementes produzidas no Campo Agrostológico da Fazenda Escola do campus.

 


O
s estudantes participaram de todas as etapas do cultivo que resultou nas sementes expostas

De acordo com a docente Fabiana Dantas o Campo Agrostológico é uma coleção de plantas forrageiras “são plantas utilizadas na alimentação animal algumas são usadas na alimentação humana, adubação verde, como plantas ornamentais, medicinais, exploração de madeira etc.”, disse Fabiana

A professora também explica que o termo sementes crioulas se aplica a sementes que não sofreram modificações genéticas, e está muito ligado à preservação da cultura do produtor. O termo também se se aplica a qualquer tipo de sementes de fruteiras, plantas medicinais, forrageiras e grande culturas.

O diferencial das sementes produzidas pelos alunos do IF Sertão-PE é que foram desenvolvidas sem a utilização de agrotóxicos durante as aulas práticas da disciplina de Forragicultura, na qual os estudantes foram responsáveis desde o preparo dos canteiros, adubação, semeadura, manejo das plantas (tratos culturais) e colheita das sementes.


Durante o evento os alunos tiveram a oportunidade de conhecer outros produtores, novas técnicas e variedades de plantas e sementes

“É uma oportunidade para eles vivenciarem no contexto profissional o que estudam na teoria e compreenderem a importância da conservação, seleção e multiplicação das sementes. O contato com os produtores de sementes, que são ligados a agricultura familiar, alguns que tem quintais produtivos, e perceber a importância sócio-econômica da produção de sementes e mudas”, afirmou a docente Fabiana Dantas.

Durante o evento os produtores tiveram a oportunidade de trocar as sementes e mudas por outras variedades, ou ainda de comercializar as sementes produzidas.

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 3877-2825 / (87) 3877-1104