Academia Hacktown realiza 1ª Mostra de Jogos e Robótica em Floresta

No dia 13 de dezembro, a partir das 9h, a Academia Hacktown realiza no campus Floresta do IF Sertão-PE a 1ª Mostra de Jogos e Robótica. A mostra tem o objetivo de apresentar os protótipos de robótica e de jogos desenvolvidos ao longo do ano de 2018 pelos aprendizes do projeto, crianças e jovens dos 7 aos 17 anos.

A Mostra será um espaço de formação e informação e sua concepção prevê a participação ativa dos visitantes, onde conhecer Ciência se transforma numa emocionante experiência de aprendizado. O evento será aberto ao público, e escolas podem montar grupos para visitar os espaços no campus Floresta. De acordo com o professor Paulo Tiago, coordenado da Academia Hacktown em Floresta “para ajudar o professor/educador a obter o melhor rendimento pedagógico com seus alunos na Mostra foram criados roteiros de visitação e atividades para alunos de todas as idades, da pré-escola à Universidade, o que proporciona vivências que vão para muito além da sala de aula”.

A Academia Hacktown é a primeira escola pública de programação em jogos e robótica do Brasil e está em funcionamento no campus Floresta do IF Sertão-PE desde 2017. Anualmente oferece vagas gratuitas para crianças e adolescentes aprenderem programação e robótica por meio de metodologia divertida e criativa.

A 1ª Mostra de Jogos e Robótica é um evento gratuito e as inscrições podem ser realizadas no sistema de eventos do IF Sertão-PE, no seguinte endereço eletrônico: https://ifeventos.ifsertao-pe.edu.br/public/event/77 . Confira abaixo a programação das atividades do evento e participe!

Experiência

Sala dos Blocos Oficina

06 a 12 anos

O mundo dos blocos não está mais o mesmo! Venha vislumbrar todas as criações elaboradas por nossos alunos diretamente no Minecraft. São um conjunto de histórias e aventuras somadas a muita diversão. Também desfrute de desafios no incrível mundo de LEGO na corrida maluca de robôs.

13h - 15h

Sala Impressora e Óculos 3D – Como Funciona? Palestra

de 09 a 17 anos

As impressoras 3D chegaram para mudar completamente o modo como vemos a fabricação de objetos. Muito mais do que uma impressora, temos conceitos de matemática e física aplicada. Conheça o mundo 3D!

13h - 15h

Sala Jogos Clássicos – Raspberry Pi com Retropie e Dinâmica Menor Computador... Exposição

a partir de 10 anos.

Você gosta de usar computador ou celular? Você sabe como ele funciona? Não!!!. Que tal então a gente conhecer o funcionamento dos computadores? Conheça o menor computador do mundo! E venha competir e se divertir com Raspberry Pi e Retro Pie com jogos clássicos da década de 70, 80 e 90.

15h - 17h

Sala Phaser e Carros robôs com Arduino (Oficina)

A partir de 10 anos.

Os jogos 2D possibilitam grandes aventuras e desafios. Conheça as aventuras da legião dos hackers contra a orda dos Orks no reino fantasma de Átika. Ajude a salvar o mundo encantado, com os robôs inteligentes da Arduinolândia!

Sala Mundo das Coisas Palestra

A partir de 10 anos

Entre no universo onde as coisas se comunicam sem a necessidade da intervenção humana. Nesse espaço, você conhecerá diversos modelos de robótica aplicada. Como:

PianoIno - Tocando músicas com Arduino;

Robô equilibrista;

Segurança: Fechadura com teclado e RFID;

Automação de packhouse com RFID;

Pac Man robótico;

Automação de residencia utilizando bluetooth;

Controlando sua casa pelo aplicativo Telegram;

Luva para deficientes visuais;

Ligando PC via Telegram.

Certificação dos Cursos Regulares 2018

Alunos de cursos regulares da Academia Hacktown

Entrega dos certificados aos alunos que concluíram os cursos regulares em 2018. Público alvo alunos de cursos regulares.

20h - 21h

Campus Floresta