Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Eleições para o Concampus: Candidatos discentes participaram de debate

O fim de tarde do dia 23 de abril foi reservado para a divulgação de propostas dos candidatos a membro representante discente no Conselho do Campus Floresta por meio de um debate eleitoral. O momento contou com a participação de dois candidatos, Pedro Lupercínio, aluno da Licenciatura em Química, e Renan Aires, aluno de Gestão da Tecnologia da Informação; que tiveram a oportunidade de detalhar as propostas e responder questões do público nas vésperas da realização do pleito eleitoral. 

 


Renan Aires, aluno de Gestão da Tecnologia da Informação e Pedro Lupercínio, aluno da Licenciatura em Química foram os candidatos discentes presentes ao debate, concorrem no total 4 candidatos discentes 

A mediação do evento foi responsabilidade da professora de filosofia Susane Raphaella, que antes de iniciar o debate apresentou ao público presente, e aos candidatos, as regras a serem seguidas que incluíram explanações sobre temas pré-determinados, indicados pelos professores do campus; com tempo de 2,5 minutos para resposta; 1,5 minuto para réplica, e mais 1 minuto para tréplica. 

Susane Raphaella fez questão de convidar seus alunos para prestigiar o debate e destacou a relevância do momento “É de suma importância por que assim eles conhecem o jogo político, muito importante que a gente concorre isso abertamente na nossa sociedade civil, e é uma forma de conhecerem os candidatos, por que a maioria dos alunos é de nível técnico e não tem acesso aos alunos da graduação que são os candidatos, então, escutar essa compreensão, ter feedback, saber conhecer o que é um Conselho, e  compreendem que o debate é também uma forma de comunicação, é muito importante para todos os alunos”.

O primeiro tema sorteado foi Auxílio Estudantil seguido do tema Assistência ao Aluno. Sobre os temas ambos candidatos salientaram a importância da transparência nos trâmites burocráticos para concessão de auxílios e celeridade na resolução de ocorrências registradas junto à Assistência ao Aluno.

Sobre o tema Extensão o aluno Renan Aires destacou a necessidade de realização de ações que gerem maior interesse dos professores, e principalmente dos próprios alunos na proposição de projetos extensionistas nas seleções de bolsas como PipBex. Pedro Lupercínio apresentou proposta sobre a criação de uma comissão de alunos para incentivar as práticas extensionistas e destacou a necessidade de fiscalizar os estágios realizados fora do campus.


O público presente, composto majoritariamente por alunos do Ensino Médio, lotou o auditório

Estágio e empregabilidade foram as temáticas tratadas na sequência, para Renan Aires é essencial ao campus melhorar o acompanhamento dos alunos egressos e reunir informações sobre empregabilidade para a realização de cursos complementares que atualizem os alunos egressos para as novas exigências do mercado de trabalho.

Para Pedro Lupercínio a proposta é a realização de estudo para reaproveitamento do corpo docente existente no curso buscando o lançamento de novos cursos no campus, e desta forma driblar uma possível saturação do mercado de trabalho local.

 Também foram tratados temas como executivo federal e projeto de pesquisa, além dos questionamentos do público sobre incentivo à prática esportiva e responsabilidades da assistência estudantil. Para finalizar o debate o último tema tratado foi insfraestrutura, sobre o assunto o candidato Rena Aires apresentou propostas para construção de um bicicletário, vagas cobertas para motocicletas e estacionamento próximo ao ginásio, a fim de evitar que áreas de acessibilidade sejam ocupadas por motos e bicicletas. O candidato Pedro aproveitou a oportunidade para destacar a necessidade de cuidado com os bens do instituto e propôs a busca por sugestões alternativas para a infraestrutura, baseadas na educação ambiental e reaproveitamento.

Após o debate os candidatos expressaram suas impressões, pedro Lupercínio elogiou a organização do evento e destacou a satisfação em ter apresentado propostas para as áreas de pesquisa e extensão. “Percebemos que são os pilares de qualquer instituto por ser uma forma de impulsionar a visão acadêmica de todos os cursos da instituição, o que achei mais legal foi pode propor o incentivo a isso, que não precisa de recursos financeiros, a princípio, e que pode melhorar o desenvolvimento do campus”, disse o candidato. 


Durante vários momentos os candidatos destacaram a importância do papel do conselheiro e se comprometeram a, caso eleitos, representar os alunos de todas as modalidades de ensino do campus Floresta

Renan destacou que o debate foi importante também para fomentar a construção de outros espaços e outros momentos de diálogo na instituição, não só em períodos de eleição, o candidato destacou a temática que considerou mais interessante no evento “Um tema que gostei de falar foi em relação a estrutura do campus, que tenho propostas com relação a bicicletários, e de criação de espaços de convivência, pois acredito que ter uma pessoa com interesse em propor e buscar isso junto ao conselho seja algo muito importante”, afirmou o discente.

A votação para membros representantes no Conselho de Campus que vai eleger um técnico administrativo, um aluno e um professor ocorre nesta quarta-feira (24), das 8h às 20h, no auditório do campus Floresta. Para votar é necessária a apresentação de um documento oficial com foto.

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 99635-0001 / (87) 99635-0005