Primeira turma do curso FIC de Combate às Endemias concluiu o curso no Campus Floresta

No último dia 6 a primeira turma do curso FIC Básico de Agente de Combate às Endemias concluiu as atividades de formação no IF Sertão-PE campus Floresta. Durante mais de um mês de aulas o curso ofereceu aos mais de 20 participantes uma visão geral sobre os conceitos que envolvem a área da vigilância em saúde.

Estudantes comemoraram a conclusão do curso

A oferta do curso foi pensada para suprir uma carência da região em formações na área de combate às endemias, o que, de acordo com o professor André Pastor, dificulta a entrada de pessoas no mercado de trabalho ao passo que têm que estudar sozinhas. Com o curso do IF Sertão-PE os participantes estão mais capacitados a agir na prevenção e combate a diversas doenças. “No curso, além da visão geral sobre os conceitos em saúde focamos nas principais endemias que acometem os humanos, estudando doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários e vermes. Por fim, estudamos como se deve atuar em caso de acidentes com animais peçonhentos”, contou o professor ministrante do curso André Pastor.

Para José Geliardo do Nascimento, que é estudante de agropecuária e de ciências biológicas, o curso de Agente de Combate às endemias representou uma oportunidade de ter mais informações sobre a área da saúde e complementar o conhecimento prévio. “O curso atendeu bem minhas expectativas, pois aprendi muitas novas coisas referentes a algumas doenças, foi interessante a forma que o professor adotou para ensinar. Toda turma gostou muito e pretende se aprimorar mais na área e eu sonho muito com uma especialização profunda na área da saúde e esse curso foi mais um passo”, afirmou Geliardo.

De acordo com o professor André Pastor a partir do curso FIC os discentes pode ter novas oportunidades de apoiar a sociedade, “agora os alunos poderão contribuir atuando como agente de combate a endemia, bem como cidadão, auxiliando o estado na educação em saúde”, completa o professor André. A segunda turma do curso de Agente de Combate às Endemias já iniciou as atividades, demandas de novos cursos nessa e em outras áreas podem ser feitas pelos cidadãos ao IF Sertão-PE campus Floresta.

Campus Floresta

• Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4