Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

 Oficina de Horticultura Orgânica foi realizada no campus Floresta do IF Sertão-PE

Novas formações gratuitas e abertas ao público, com foco na agricultura familiar, estão previstas para 2019

No último dia 15 aconteceu na Fazenda Escola do campus Floresta do IF Sertão-PE a Oficina de Horticultura Orgânica, formação gratuita ministrada pelo professor Jarbas Carvalho, doutor na área de agronomia. Aberta ao público a Oficina reuniu alunos do IF Sertão-PE, pequenos agricultores, além de interessados na prática de hortas orgânicas. 

A horticultura orgânica, como diz o próprio nome, é a agricultura na qual não se utiliza agrotóxicos para a produção de hortaliças, e pode ser praticada com técnicas e práticas adaptadas ao clima e solo locais, o que assegura o fornecimento de alimentos saudáveis e saborosos. 


Foram ensinadas técnicas de semeadura e cuidados com as sementes

Durante a Oficina no IF Sertão-PE foram tratados temas como irrigação, adubação e nutrição, compostagem e não desperdício de materiais, cuidados específicos para cada tipo de hortaliça, como fazer uma horta orgânica, semeio para horta orgânica, produção de muda em bandeja, e produção de substrato para produção de mudas de qualidade. 

De acordo com o professor Jarbas Carvalho é muito relevante difundir as possibilidades da agricultura orgânica no sertão pernambucano. “O crescimento da agricultura orgânica em nível nacional está hoje em torno de 30%, e essa prática é importante para a saúde do agricultor e do consumidor; o produtor não vai correr o risco de se expor na aplicação de inseticida pois o mal manejo e a má aplicação tem acarretado problemas à saúde, enquanto o consumidor tem a garantia de consumir um produto de qualidade e saudável, só minerais e vitaminas, e isso é importante”, afirmou o professor.  

 

Irrigação e nutrição das mudas foram dois dos temas de maior destaque da oficina

Clea Souza conta que a formação na área da horticultura era um desejo que tinha, e a realização da oficina a fez até mudar de planos para poder participar “gostei da oficina e aprendi bastante, a gente vinha plantando em casa e não dando certo então quando eu vi a matéria anunciando o curso mudei meus planos para poder participar, nós íamos para uma viagem para consulta médica e remarcamos a consulta para vir ao curso, eu queria muito aprender pois tudo que eu plantava não estava dando certo, e na oficina aprendi que estava fazendo de forma errada, mas a partir de hoje o negócio mudou”, afirmou Clea. 

O participante Arlindo Duarte Neto conta que o interesse familiar em cultivar de forma orgânica o fez sair da cidade de Petrolândia para participar da Oficina no IF Sertão-PE em Floresta, principalmente por ser uma oficina gratuita e em uma instituição que tem curso na área rural. “Eu achei excelente, o professor Jarbas está de parabéns, transmite o necessário e todas as perguntas foram respondidas de forma bem esclarecedora. Destaco o atendimento, a receptividade no Instituto Federal, e o conteúdo do curso, como as importantes aprendizagens sobre a compostagem, pois haviam alguns produtos, alguns materiais, que a gente jogava fora, e a partir desse curso não mais, teremos adubação de qualidade!”, afirmou o participante. 


Os participantes se aproximaram da técnica de geração de mudas em bandejas e descobriram que o horário da manhã é o mais apropriado para transporte das mudas

Além do compartilhamento de técnicas para a horticultura orgânica, a oficina possibilitou a chamada de atenção dos participantes para outros assuntos essenciais para prática da agricultura como a importância da realização de análise do solo, da qualidade da água e do controle de pragas por meio de produtos orgânicos.

Próximas Oficinas

A Oficina de Horticultura Orgânica foi a primeira de uma série de cursos, palestras e oficinas que serão ministradas no IF Sertão-PE campus Floresta ao longo de 2019, por meio do Projeto de Extensão “Semeando ações educativas e agroecológicas para o fortalecimento da agricultura familiar no município de Floresta”. As oficinas vão acontecer mensalmente a partir do mês de maio até o mês de outubro, quando está previsto um dia de campo. De acordo com o bolsista do projeto de extensão, Mário Luis apenas no mês de julho não haverá curso devido o recesso escolar do campus Floresta, “as temáticas para as próximas oficinas já estão escolhidas, e a divulgação será realizada assim que confirmados os dias dos eventos conforme a possibilidade dos palestrantes, que em sua maioria serão externos”, afirmou o bolsista.  

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 3877-2825 / (87) 3877-1104