Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Participantes de curso de Extensão sobre astronomia realizam observação noturna do céu e visitam observatório astronômico

Ao longo do curso livre de extensão “Um olhar da astronomia através da matemática e computação”, os participantes tiveram a oportunidade de realizar observação do céu por meio de telescópio refrator, dentro das dependências do campus. 

 


Observação realizada no estacionamento do campus Floresta do IF Sertão-PE

No último dia 31 o momento de observação ocorreu no centro da cidade de Floresta, na Praça Antônio Ferraz, e dessa vez com um telescópio mais robusto e computadorizado, cedido pelo campus Petrolina do IF Sertão-PE para a realização dessa prática. O resultado da experiência foi a oportunidade de visualizar de forma mais clara diversos corpos celestes, estrelas e, principalmente, os planetas Saturno e Júpiter, além das luas que orbitam cada um deles.


Observação com telescópio computadorizado em uma praça do centro de Floresta

Na ocasião os professores Celso Alexandre e Felipe Omena, demonstraram aos participantes como utilizar o telescópio eletrônico que conta com programação digital e manual; utilização de diversos tipos de lentes; revisaram conteúdos sobre identificação das estrelas, e apresentaram aplicativo para smartphone que permite a fácil localização das estrelas e planetas em tempo real.

Visita

Além de realizar observação os participantes curso livre de extensão “Um olhar da astronomia através da matemática e computação” realizaram no mês de maio uma vista técnica ao observatório astronômico do Sertão de Itaparica- OASI , localizado na cidade de Itacuruba-PE.


Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica abriga telescópio de espelho com 1 metro de diâmetro

Durante a visita os participantes conheceram o interior do observatório que abriga o segundo maior telescópio do país, instalado pelo Observatório Nacional. Foram apresentados às principais funções do observatório, que é dedicado ao estudo de propriedades físicas de pequenos corpos do Sistema Solar, particularmente asteroides em órbitas próximas da Terra, ou que correm risco de colisão com o planeta. E puderam compreender a importância do trabalho realizado pelos cientistas e pesquisadores do Observatório Nacionalno sertão pernambucano.


Alunos sendo recebidos dentro da cúpula do OASI

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 3877-2825 / (87) 3877-1104