Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Mais de 300 pessoas participaram do 1º SEAGE, no campus Floresta

Nos dias 7 e 8 de junho aconteceu no campus Floresta do IF Sertão-PE o 1º Seminário Acadêmico de Gestão Empresarial- SEAGE, que reuniu na instituição alunos, professores, e representantes do mercado empresarial da cidade para debates e discussões sobre assuntos relevantes para a área da gestão.

 


No primeiro dia do evento houve grande participação do público interno

Com o tema “Estratégias para Negócios Competitivos com ênfase em Plataformas Digitais”, o 1º SEAGE reuniu, ao longo dos dois dias de evento, mais de 300 pessoas nas 10 palestras realizadas, com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e inovação tecnológica, além de e fornecer formação para o desenvolvimento de competências de negócios com foco nas áreas de Administração, Gestão da Tecnologia da Informação, e Informática.

Para o presidente da comissão organizadora do 1º SEAGE, professor Cavalcanti Júnior, o evento alcançou a participação esperada. “O objetivo do evento foi alcançado veio quem realmente estava interessado na temática, um público bem específico, focado, e que demonstrou interesse nas palestras. Assim, o evento atendeu o objetivo, e houve uma participação relevante da comunidade externa, além disso uma coisa que deu muito certo foi trazer a comunidade externa para ser palestrante também”, afirmou o docente.

No primeiro dia do evento grande parte do público foi formado por alunos dos cursos de Gestão da Tecnologia da Informação, e do Ensino médio Integrado ao técnico em Administração na modalidade PROEJA. As palestras de abertura foram “Análise de investimento corporativo”, ministrada pelo doutor em Engenharia Agrícola, Daniel Feitosa; e “Big Data: desafios e possibilidades”, do mestre em engenharia de software e professor do campus Floresta, Eduardo Brito.


O aluno egresso Ewerton Luis foi o ministrante de uma das palestras do evento

Na sequência foram ministradas palestras sobre “empreendedorismo”, com o professor Pedro Henrique; e “comunicação como ferramenta de gestão”, da professora doutoranda em ciências da linguagem Vera Medeiros. O evento teve continuação no sábado, dia 8, com a realização de palestras sobre big data, técnicas de investimento financeiro, modelos de negócios no mundo moderno, marketing pessoal, modelos para empreender utilizando marketing digital. A participação da comunidade externa foi o destaque do segundo dia do evento.

O aluno egresso do campus Floresta e supervisor de vendas e de marketing de uma empresa com sede na cidade, Orlando Cordeiro, ministrou a palestra "o perfil do profissional que as empresas procuram". Para ele a realização de eventos como o SEAGE extrapola as paredes do campus e alcança a sociedade, “diante das necessidades que encontramos no município de Floresta, penso que estão como principais oportunidades o atendimento ao público, a qualidade do serviço e a capacidade de administrar. Uma cidade que vive do comércio, dentre grandes varejistas a pequenas lojas, temos um povo que precisa saber administrar e atender bem os clientes, o evento que aconteceu veio como uma grande oportunidade a população para se capacitar e se preparar para o mercado de trabalho, bem como crescer no nível profissional”, afirmou Orlando. 


Orlando e o professor Cavalcanti Júnior

A aluna Érica Novaes, aluna do 6º período do curso de Gestão da Tecnologia da Informação do campus Floresta disse estar muito satisfeita com o evento “gostei bastante de todas as palestras, principalmente as duas de Big Data, marketing digital e empreendedorismo; me chamou muito a atenção a organização a do evento e a preparação e informações importantes que alguns palestrantes trouxeram. Gostaria que mais eventos fossem realizados, principalmente com minicursos também, pois auxiliam em novos conhecimentos e a relembrar aquilo já visto”, afirmou Érica. 

De acordo com o professor Cavalcanti Júnior a avaliação dos participantes está sendo considerada para o planejamento dos próximos eventos, para o mês de novembro está prevista a realização do 3º SEAGESP, com foco na gestão de pessoas; e o 2º SEAGE deve ocorrer em maio de 2020.

 

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 3877-2825 / (87) 3877-1104