Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Grêmio Ação, do campus Floresta, realizou roda de conversa para tratar da importância da Floresta Amazônica

No dia 29 de agosto o Grêmio Estudantil Ação, do IF Sertão-PE campus Floresta realizou, no auditório da instituição, o evento “Meio Ambiente e Roda de Conversa”, com o tema Amazônia: papo reto! Alunos e professores compareceram para a conversa que tocou em temas como a importância do bioma para as chuvas, recursos minerais, e relevância social e cultural da floresta.

 


Professores esclareceram tópicos importantes sobre o bioma amazônico, membros do grêmio e público crescente participaram da troca de ideias

Os alunos de Ensino Médio membros do Grêmio realizaram a abertura do evento e na sequência o professor de biologia Celso Alexandre falou sobre as características do bioma amazônico, sua importância fitoterápica, de biodiversidade, recursos hidrográficos e minerais.

Coube à professora de história, Yvonne Lima uma contextualização cultural a respeito da importância da amazônia para os povos originários, e sobre como não cabe apenas ao executivo tomar medidas para coibir desmatamentos e queimadas na região, uma vez que o legislativo e o judiciário, cada um dentro de seu círculo de atuação, podem e devem pensar e agir a caminho da preservação ambiental.

O professor Leandro Uchôa, da área da agropecuária, levantou as perspectivas a respeito da  legislação ambiental brasileira; e a necessidade de levantamento taxonômico da fauna e flora da região que ainda permanece, em sua maior parte, desconhecida.  “A legislação é fundamental para impor o que pode ou não ser explorado dos biomas de nosso país. E separa o que é área de preservação permanente, aquela que não pode ser mexida para manter o fluxo de conservação ecológico, e área de reserva legal que pode ser explorada economicamente de forma sustentável”, disse o professor.


O auditório do campus ficou lotado durante evento organizado pelo grêmio estudantil

Ao longo da roda de conversa os participantes da plateia também levantaram dúvidas e contribuições como a necessidade de se pensar em orientação técnica aos pequenos produtores para que aprendam como recuperar as áreas de solo desgastados e assim não se sintam estimulados a desmatar; o papel do agronegócio no PIB brasileiro; e atitudes que todos podem tomar para coibir a poluição do meio ambiente.

A equipe do Grêmio exibiu ainda um vídeo sobre informação a respeito da Floresta Amazônica; enquanto um grupo do 4º ano apresentou também um projeto desenvolvido dentro da disciplina de filosofia para fomentar o descarte consciente, que inclui a realização de rodas de conversa nos bairros para estimular a separação do lixo inorgânico e a compostagem do lixo orgânico, e ainda a coleta de lixo eletrônico.


Grupo apresentando projeto de intervenção em prol da conservação do meio ambiente e descarte responsável de lixo

Os integrantes do Grêmio convidaram os colegas alunos a sugerirem ideias para ações educativas a serem realizadas no dia 27 de setembro, data marcada para um evento global a respeito das mudanças climáticas; bem como temas interessantes para novas rodas de conversa.

 

Campus Floresta

 

  • Rua Projetada, S/N, Caetano II - N4
    CEP: 56400-000 | Floresta/PE - Brasil
  • cf.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 99635-0001 / (87) 99635-0005