Campus Floresta realizou evento dedicado à cultura dos países de língua espanhola

Nos dias 26 e 27 de setembro aconteceu no campus Floresta do IF Sertão-PE uma imersão na diversidade dos países de língua espanhola, o evento Rincón Cultural: lengua, cultura e hispanidad reuniu alunos e servidores do campus Floresta, nativos de países de língua espanhola, profissionais da área de dança, e público em geral em um momento de compartilhamento de conhecimento, sabores, ritmo, cultura, e tradições hispânicas.

 


Palestra de abertura com o professor Zapata

O pesquisador mexicano Juan Pablo apresentou aspectos culturais únicos de seu país

A abertura do evento ocorreu na noite do dia 26 com a apresentação de coreografia de reggaeton desenvolvida pelo grupo de dança do campus Floresta. Duas palestras ministradas por profissionais nativos de países de língua espanhola completaram as atividades do primeiro dia do evento. O professor do IF Sertão-PE campus Serra Talhada, Yeman Omar Zapata, natural do Perú, ministrou a palestra Unidad y Diversidad da Lengua Española, na qual falou sobre a origem da língua espanhola, os países que falam espanhol no mundo, diferenças linguísticas entre os falantes de espanhol na América do Sul e na Espanha, e diferenças nas pronúncias nos diferentes países de língua espanhola. Ao fim do momento o professor ainda presenteou o público com uma bala sabor “chicha morada”, bebida originária das regiões andinas do Perú a base de milho culli, uma variedade peruana conhecida como milho roxo, cujos participantes também puderam conhecer uma vez que o professor levou à palestra um exemplar.


Muitas oficinas ocorreram ao longo do evento, Antony Ivison falou sobre o espanhol como língua e cultura

Na segunda palestra da noite o pesquisador mexicano Juan Pablo Zavaleta, que está em Floresta em intercâmbio do mestrado da universidade ECOSUR com a UFPE para pesquisar a mata ciliar dos rios e riachos da região; ministrou a palestra Las Particularidades del Español Mexicano, na qual abordou palavras e expressões usadas apenas no México, e detalhes da cultura do país.


Juan Pablo também conduziu a oficina de conversação em língua espanhola

Ao longo da manhã e tarde do dia 27 foram realizadas diversas oficinas. A Oficina Español para el Enem foi ministrada pelo professor de espanhol do campus Floresta Paulo Barbosa, na qual os temas mais cobrados nas últimas edições do ENEM. 

A oficina Español Lengua e Cultura foi ministrada por Antony Ivison, professor de Letras e escritor membro da Academia de Letras do Sertão Pernambucano. Na oficina foram resgatados aspectos linguísticos e de oralidade do espanhol, além de realizadas atividades sobre grandes nomes da cultura dos países de língua espanhola, como a artista plástica Frida Khalo. “É a segunda vez que estou aqui neste evento, desta vez vejo muitas mudanças com um contato muito mais próximo com a língua espanhola. Com as palestras de abertura foram muitas curiosidades, muitas novas palavras, e isso para mim foi surpreendente eu gostei muito das palestras. Ano passado eu só estava ali sentado como jurado, neste ano com espaço de oficinas, de palestras, fica mais fácil para interagir com as pessoas e trocar ideia sobre a cultura desses países”, disse Antony. 


As oficinas de reggaeton e de danças hispânicas clássicas também movimentaram o evento

A bailarina Stéfane Gabrielle, da Escola de Belas Artes Madame Antonella, de Belém do São Francisco, foi a facilitadora da oficina Danzas Clasicas Latinoamericanas y españolas, cujo foco foi no ritmo tango. “Para mim passou dos limites do que eu achava que seria hoje, desde quando me chamaram para participar do evento as expectativas foram lá em cima, e foi muito recompensador”, disse a professora.

El moviemiento es reggaeton foi o nome da oficina conduzida pelo coreografo e professor de dança Jeremmyas Wallison, que repassou ao público técnicas, passos e movimentos do estilo musical cujas raízes estão nas músicas caribenha, latina e europeia. A Oficina de Conversação em Língua Espanhola foi conduzida por Juan Pablo Zavaleta, que realizou dinâmicas de apresentação pessoal e diálogos.


Para a Feira Gastronômica as salas de aula foram transformadas em cenários inspirados na cultura de países como México, Espanha, Argentina e Venezuela

O turno noturno foi reservado para a Feira Gastronômica que movimentou turmas do Ensino Médio Integrado e do PROEJA na realização de pratos típicos e ornamentação das salas de aula com temática relativa aos países: Espanha, México, Argentina e Venezuela.


A turma do Proeja se dedicou na preparação dos pratos para representar a Espanha

Alunos do Proeja também representaram a Argentina

Os pratos foram degustados por uma comissão julgadora que analisou os sabores dos pratos, domínio do conteúdo apresentado pelos alunos, decoração das salas, criatividade, dentre outros. As turmas se empenharam na realização dos pratos e o público pode degustar itens como arroz à lá cubana, churros españoles, papas silvestres, empanadas, alfajor, tacos, guacamole, palanquetas e garapiñados. As salas ainda contaram com atrativos como decoração, exposição de artes plásticas, vídeos informativos e karaokê.

No pátio do campus ocorreu a segunda edição do Festival de Danças Latinas, que reuniu apresentações das turmas do ensino médio integrado retratando ritmos como reggaeton, salsa, tango e zouk. Os ministrantes das oficinas formaram a comissão julgadora que acompanhou e avaliou cada uma das apresentações que além de coreografias contaram ainda com cenários, figurinos, interpretação teatral, e criatividade

Ao fim das apresentações foram anunciados as turmas ganhadoras, o 3º ano  do EMI técnico em agropecuária tarde foi a turma vencedora do Festival de Dança, enquanto o prêmio da Feira gastronômica ficou com a equipe que reproduziu a culinária do México.

 

 *Informações com colaboração dos alunos do 4º ano do EMI em Agropecuária
Fotografias: Elidiane Poquiviqui/ASCOM e aluno Mário Luis.