Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Campus Ouricuri promoveu a exposição “Mulheres, Café e Literatura”

Como atividade da disciplina Português VI, ministrada pelo professor Elias Coelho, o campus Ouricuri do IF Sertão – PE promoveu, na manhã da última sexta-feira, a exposição “Mulheres, Café e Literatura”, que tratou sobre a biografia, o ponto de vista filosófico e da temática abordada pelas autoras da Literatura Modernista, Clarice Lispector, Rachel de Queiroz e Adélia Prado. O evento foi elaborado e organizado pelas alunas Tainara Lopes, Beatriz Menezes e Maria Luiza Modesto.

 

Beatriz Menezes ficou responsável por apresentar o trabalho de  Adélia Prado

Confira o que as discentes falaram sobre as autoras. “Fazer um trabalho sobre Rachel de Queiroz, que foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, foi de grande importância para acrescer meu conhecimento. Eu não sabia quem era Rachel de Queiroz, mas tinha lido o Quinze. E quando comecei a pesquisar sobre Rachel e entender quem era ela, eu fiquei muito gratificada, pois descobri que ela ficou conhecida pela ficção regional nordestina, pela tendência regionalista e pelo prêmio Camões que Rachel venceu. Foi um prazer participar desse trabalho”, disse Tainara Lopes;  “Foi muito enriquecedor pesquisar sobre Adélia Prado porque tive a oportunidade de expandir meu conhecimento e de me unir com as minhas colegas num trabalho de colaboração para organizar e elaborar o evento”, contou Beatriz Menezes; “ Depois que comecei a pesquisar sobre Clarice Lispector fiquei maravilhada com ela e eu a considero inigualável. Foi uma mulher à frente do seu tempo, pois ela escrevia sobre vida. Em resumo, ela foi uma escritora incrível”, declarou Maria Luiza Modesto.

Maria Luiza Modesto falou sobre Clarice Lispector

Acompanhe o que declararam mulheres que foram conferir a exposição “Mulheres, Café e Literatura”. “ Adorei a exposição Mulheres, Café e Literatura porque as alunas conseguiram fazer um apanhado geral sobre as escritoras e é muito interessante ver discentes tão jovens, tão empenhadas fazendo este tipo de atividade, principalmente na sociedade que nós vivemos hoje, que precisa ressaltar o trabalho da mulher”, relatou a tecnóloga em Design Gráfico, Milena Monteiro; “Achei a exposição maravilhosa e enriquecedora porque os temas apresentados foram sobre as mulheres. Gostei de conhecer mais sobre a personalidade de Clarice Lispector que é linda e é ímpar, foi um exemplo de mulher imponente. Rachel de Queiroz que também tem uma fortaleza para o seu tempo. Uma mulher que conseguia mapear a sociedade da sua época. E Adélia Prado também com uma literatura espetacular. Gostei muito de ver a exposição e de aprender mais sobre essas mulheres”, disse a copeira do campus Ouricuri, Lúcia Alves.

Tainara Lopes expôs sobre Rachel de Queiroz para os servidores Elias Coelho e Milena Monteiro


O docente Elias Coelho falou sobre a importância da atividade desenvolvida pelas alunas. “ A grande relevância do trabalho das alunas está por não se limitar as obras. Elas mergulharam a fundo no conhecimento sobre a vida de cada autora e como isso se refletia nas obras. Então, elas foram pesquisar sobre as atitudes políticas de cada autora, as atitudes cotidianas que as escritoras tomavam como uma representação da vida da própria mulher brasileira”, avaliou o professor Elias Coelho.

Fotos: Lídio Parente

Campus Ouricuri

 

  • Estrada do Tamboril, S/N
    CEP: 56200-000 | Ouricuri/PE - Brasil
  • co.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98122-2215/98122-3778